-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Giovanni Diodati Bible (1649) -
-
1
|Números 25:1|
OR Israele, stanziato in Sittim, cominciò a fornicar con le figliuole di Moab.
-
2
|Números 25:2|
Ed esse invitarono il popolo a´ sacrificii de´ loro iddii, e il popolo ne mangiò, e adorò gl´iddii d´esse.
-
3
|Números 25:3|
E Israele si congiunse con Baal-peor; laonde l´ira del Signore si accese contro a Israele.
-
4
|Números 25:4|
E il Signore disse a Mosè: Prendi tutti i Capi del popolo, e appiccali al Signore, davanti al sole; e l´ira accesa del Signore si rivolgerà d´Israele.
-
5
|Números 25:5|
Mosè disse ancora a´ Giudici d´Israele: Uccida ciascun di voi quelli de´ suoi, che si son congiunti con Baal-peor.
-
6
|Números 25:6|
Or in quel mezzo tempo un uomo d´Israele venne, e menò a´ suoi fratelli una donna Madianita, davanti agli occhi di Mosè, e davanti agli occhi di tutta la raunanza de´ figliuoli d´Israele, i quali piangevano all´entrata del Tabernacolo della convenenza.
-
7
|Números 25:7|
E Finees, figliuolo d´Eleazaro, figliuolo del Sacerdote Aaronne, avendo ciò veduto, si levò d´infra la raunanza, e prese in mano una lancia.
-
8
|Números 25:8|
Ed entrò dietro a quell´uomo Israelita, dentro al lupanare, e li trafisse amendue, l´uomo Israelita, e la donna, per lo ventre d´essa. E la piaga fu arrestata d´in su i figliuoli d´Israele.
-
9
|Números 25:9|
E i morti di quella piaga furono ventiquattromila.
-
10
|Números 25:10|
E il Signore parlò ancora a Mosè, dicendo:
-
-
Sugestões

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva