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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Giovanni Diodati Bible (1649)
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1
|Números 36:1|
OR i Capi delle famiglie paterne della nazione de´ figliuoli di Galaad, figliuolo di Machir, figliuol di Manasse, delle nazioni de´ figliuoli di Giuseppe, si fecero innanzi, e parlarono in presenza di Mosè, e de´ principali ch´erano Capi delle famiglie paterne de´ figliuoli d´Israele,
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2
|Números 36:2|
e dissero: Il Signore ha comandato al mio signore di dare il paese in eredità a´ figliuoli d´Israele, a sorte; e oltr´a ciò, al mio signore è stato comandato dal Signore di dar l´eredità di Selofad, nostro fratello, alle sue figliuole.
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3
|Números 36:3|
Ora, se elleno si maritano ad alcuno dell´altre tribù de´ figliuoli d´Israele, la loro eredità sarà ricisa dall´eredità de´ nostri padri, e sarà aggiunta all´eredità della tribù di quelli a´ quali si mariteranno; e così sarà diminuito della sorte della nostra eredità.
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4
|Números 36:4|
E anche, quando i figliuoli d´Israele avranno il Giubileo, l´eredità di esse sarà aggiunta all´eredità della tribù di quelli a´ quali si mariteranno; e così la loro eredità sarà ricisa dall´eredità della tribù de´ nostri padri.
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5
|Números 36:5|
E Mosè diede comandamento a´ figliuoli d´Israele, secondo la parola del Signore, dicendo: La tribù de´ figliuoli di Giuseppe parla dirittamente.
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6
|Números 36:6|
Quest´è quello che il Signore ha comandato intorno alle figliuole di Selofad, dicendo: Maritinsi a chi aggraderà loro; ma pur maritinsi in alcuna delle nazioni della tribù del padre loro.
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7
|Números 36:7|
E non sia trasportata tra´ figliuoli d´Israele, alcuna eredità di tribù in tribù; anzi attengasi ciascuno de´ figliuoli d´Israele all´eredità della tribù de´ suoi padri.
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8
|Números 36:8|
E maritisi ogni fanciulla, che sarà erede, fra le tribù de´ figliuoli d´Israele, a uno della nazione della tribù di suo padre; acciocchè i figliuoli d´Israele posseggano ciascuno l´eredità de´ suoi padri.
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9
|Números 36:9|
E non si trasportino le eredità da una tribù all´altra, anzi ciascuna tribù de´ figliuoli d´Israele s´attenga alla sua eredità.
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10
|Números 36:10|
Come il Signore avea comandato a Mosè, così fecero le figliuole di Selofad.
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Sugestões
Clique para ler Jó 22-24
09 de junho LAB 526
EU NÃO ENTENDO
JÓ 22-24
Hoje, quero fazer um alerta: nem tudo o que você ler, isoladamente, pode tomar como verdade para sua vida, no sentido de aplicar o texto do jeito que está escrito. Se olhar para o livro de Jó como um todo, ele é excelente para ser aplicado na nossa vida. Porém, em detalhes isolados, é preciso tomar cuidado com a interpretação. Assim como em outras partes, a Bíblia mostra ações que os personagens fizeram, que eram erradas, justamente para não cairmos nos mesmos erros e fazermos as mesmas coisas. Da mesma forma, em Jó, o Livro Sagrado mostra pensamentos dos personagens, que eram errados, com a intenção de relatar os pensamentos errados deles e, também, para não cairmos nos mesmos erros de pensar com os mesmos equívocos.
Em Jó 22, encontramos Elifaz acusando a Jó de pecados específicos. Ele estava mentindo. E como o diabo é o pai da mentira, podemos deduzir que Elifaz estava sendo usado por Satanás. A provação de Jó não foi só por perder os bens materiais, os filhos e a saúde. Também fez parte das suas lutas, o “blá-blá-blá” mentiroso, injusto e acusador daqueles infames e infelizes que se diziam amigos. No entanto, no nível da linguagem e ideias, na realidade, eram verdadeiros inimigos. Elifaz tentou forçar Jó a se sentir culpado para com Deus, e então merecedor daqueles problemas, como se os problemas fossem castigos.
O comentário Bíblico SDABC, pág. 1140, deixa bem claro, que com essa atitude, os amigos de Jó e, especificamente, Elifaz, estavam retratando a Deus de maneira errônea. Então, como iremos formar um conceito do que é ou como é a Divindade a partir de um pensamento herege desse? A Bíblia não é herética, ela mostra o herege. Precisamos tomar os devidos cuidados ao ler a Bíblia para não sermos enganados e não cairmos num erro simplório de uma interpretação de texto mal feita.
Há momentos em que temos de admitir que não existem todas as respostas. Que professor tem mais moral diante dos alunos: aquele que tenta responder todas as perguntas, nem que seja enrolando e saindo pela tangente, ou aquele que responde honestamente o que sabe e é sincero o suficiente para dizer um “não sei”?
No trecho bíblico que estamos lendo, vemos o Bildade, Zofar, Elifaz e Jó discutindo, argumentando. Os amigos sabichões “têm” todas as respostas, mas são os mais burros. Jó, justamente por admitir que não tinha todas as respostas, se saiu como o mais sábio.
Jó não tinha uma compreensão plena daquilo que estava acontecendo. E mesmo sem entender, não se deu por vencido, preferiu confiar em Deus. Confie, você também!
Valdeci Júnior
Fátima Silva