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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Giovanni Diodati Bible (1649) -
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1
|Provérbios 22:1|
La fama è più a pregiare che grandi ricchezze; E la buona grazia più che argento, e che oro.
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2
|Provérbios 22:2|
Il ricco e il povero si scontrano l´un l´altro; Il Signore è quello che li ha fatti tutti.
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3
|Provérbios 22:3|
L´uomo avveduto vede il male, e si nasconde; Ma gli scempi passano oltre, e ne portano pena.
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4
|Provérbios 22:4|
Il premio della mansuetudine e del timor del Signore È ricchezze, e gloria, e vita.
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5
|Provérbios 22:5|
Spine e lacci son nella via dell´uomo perverso; Chi guarda l´anima sua sarà lungi da queste cose.
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6
|Provérbios 22:6|
Ammaestra il fanciullo, secondo la via ch´egli ha da tenere; Egli non si dipartirà da essa, non pur quando sarà diventato vecchio.
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7
|Provérbios 22:7|
Il ricco signoreggia sopra i poveri; E chi prende in prestanza è servo del prestatore.
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8
|Provérbios 22:8|
Chi semina iniquità mieterà vanità; E la verga della sua indegnazione verrà meno.
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9
|Provérbios 22:9|
L´uomo che è d´occhio benigno sarà benedetto; Perciocchè egli ha dato del suo pane al povero.
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10
|Provérbios 22:10|
Caccia lo schernitore, e le contese usciranno fuori; E le liti, ed i vituperi cesseranno.
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Sugestões

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04 de novembro LAB 674
O QUE É PECADO?
João 16-18
“É um pecado!” Foi o que um passageiro de um ônibus coletivo, suspirou, ao contemplar, pela janela, a enorme foto de uma mulher bonita, em um outdoor. Eu não sei o que ele estava realmente querendo dizer. Pensei em algumas suposições, de o que seria o ‘pecado’, na opinião daquele paulistano: a) O ato publicitário de postar uma imagem tentadora; b) A mulher em si; c) Uma possível ação imaginária que tenha rodado em sua mente, decorrente da contemplação que fizera àquela peça. Sobre esta última hipótese, ainda há duas possibilidades da definição do seu conceito de ‘pecado’. Se ele estava imaginando-se com aquela mulher, poderia estar lamentando-se por “cair” naquela tentação, ou, poderia ainda, estar deliciando-se com seus pensamentos de luxúria, julgando-os bons, dando assim, ao pecado, uma conotação positiva. Que pecado!
Mas o que é, realmente, ‘pecado’? Muitos crentes gostam de responder a esta pergunta com 1João 3:4, que diz que “o pecado é a transgressão da Lei”. Sim, a Bíblia diz isto. Mas não diz que é só isto. Logo, pode ser isto e algo mais, concorda? Indo mais a fundo, na outra ponta da corda, chega-se quase à filosofia (mas ainda é teologia) da consciência de que pecado é a situação humana de sua alienação de Deus. Este conceito é muito bem defendido por Frank B. Holbrook em seu livro “O Sacerdócio Expiatório de Jesus Cristo”.
E quando Jesus estava para realizar o seu sacrifício por nós, a fim de quebrar esta alienação que existe entre o homem e Deus (Isaías 59), Ele quis deixar bem claro, sob a faceta mais prática possível, o que vem a ser realmente pecado, numa definição que já esclarecesse também o que não é pecado e ainda como não estar em pecado. Jesus, além de ter uma profundidade de conteúdo incomparável, tinha um poder de síntese fantástico. Vemos tudo isto em apenas um verso, quando Ele disse: “Do pecado, porque os homens não crêem em mim ” (João 16:9). Aqui, encontramos uma das definições bíblicas para “pecado”: deixar de crer em Deus, deixar de ter fé. A descrença desagrada tanto a Deus (Hebreus 4:17), ao ponto de, como conseqüência, causar um impacto quase irreparável no relacionamento entre o Criador e aqueles que Ele tanto ama.
É preciso crer em Deus, porque “tudo que não provém da fé é pecado (Romanos 14:23)”. A dúvida foi o primeiro grande mal, e é a origem de todos os males (leia Gênesis 3). É por isto que a obra do Espírito Santo e a intercessão de Jesus (cf. João 16-18) são tão importantes para nós. Peça-Lhe força para crer!
Valdeci Júnior
Fátima Silva