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      11 de Dezembro LAB 711

      AMOROSO E ÚTIL
      Filemom

      Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
      Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
      Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
      Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
      A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.



      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Kutsal İncil

      • Capítulo 23
      • 1     |2 Samuel 23:1| Davutun son sözleri şunlardır:
        ‹‹İşay oğlu Davut,
        Tanrının yükselttiği adam,
        Yakupun Tanrısının meshettiği,
        İsrailin sevilen ezgi okuyucusu şöyle diyor:
                   
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      • 2     |2 Samuel 23:2| RABbin Ruhu benim aracılığımla konuşuyor,
        Sözü dilimin ucundadır.
                   
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      • 3     |2 Samuel 23:3| İsrailin Tanrısı konuştu,
        İsrailin kayası bana dedi ki,
        ‹İnsanları doğrulukla
        Ve Tanrı korkusuyla yöneten kişi,
                   
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      • 4     |2 Samuel 23:4| Bulutsuz bir sabah,
        Şafakta görünen gün ışığı gibidir,
        Parlaklığı yağmurdan sonra topraktan ot bitirir.›
                   
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      • 5     |2 Samuel 23:5| Soyum da Tanrıyla böyle değil mi?
        O benimle sonsuza dek kalıcı,
        Her yönüyle düzenli ve güvenilir bir antlaşma yaptı.
        Kesin kurtuluşa ve her dileğime kavuşmamı O sağlamayacak mı?
                   
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      • 6     |2 Samuel 23:6| Kötülere gelince,
        Elle tutulamayan dikenler gibi
        Tümü bir yana atılacak.
                   
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      • 7     |2 Samuel 23:7| Dikenlere dokunan kişi,
        Demir bir araçla
        Ya da mızrağın sapıyla dokunur.
        Dikenler oldukları yerde bütünüyle yakılacak.››
                   
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      • 8     |2 Samuel 23:8| Davutun yiğit askerlerinin adları şunlardır: Esnili Adino diye de bilinen üç kişinin önderi Tahkemonlu Yoşeb-Başşevet bir saldırıda sekiz yüz kişiyi öldürdü.
                   
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      • 9     |2 Samuel 23:9| İkincisi, Ahohlu Dodo oğlu Elazar. Pas-Dammimde savaşmak için toplanan Filistlilere meydan okuyan Davutun yanındaki üç yiğitten biriydi. İsrailliler o sırada geri çekilmişlerdi.
                   
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      • 10     |2 Samuel 23:10| Ama Elazar yerinde durdu; eli yorulup kılıca yapışıncaya dek Filistlileri öldürdü. O gün RAB büyük bir zafer sağladı. İsrailliler yalnız yere serilenleri yağmalamak üzere Elazara döndüler. 1Ta.11:13).
                   
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