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Kutsal İncil
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1
|Rute 1:1|
Hakimlerin egemenlik sürdüğü günlerde İsrailde kıtlık başladı. Yahudanın Beytlehem Kentinden bir adam, karısı ve iki oğluyla birlikte geçici bir süre kalmak üzere Moav topraklarına doğru yola çıktı.
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2
|Rute 1:2|
Adamın adı Elimelek, karısının adı Naomi, oğullarının adları da Mahlon ve Kilyondu. Yahudanın Beytlehem Kentinden, Efrat boyundan olan bu kişiler, Moav topraklarına gidip orada yaşamaya başladılar.
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3
|Rute 1:3|
Naomi, kocası Elimelek ölünce iki oğluyla yalnız kaldı.
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4
|Rute 1:4|
İki oğul Moav kızlarından kendilerine birer eş aldılar. Kızlardan birinin adı Orpa, ötekinin adı Ruttu. Orada on yıl kadar yaşadıktan sonra,
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5
|Rute 1:5|
Mahlon da, Kilyon da öldü. Böylece kocasıyla iki oğlunu yitiren Naomi yapayalnız kaldı.
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6
|Rute 1:6|
Naomi, Moav topraklarındayken RABbin kendi halkının yardımına yetişip yiyecek sağladığını duyunca gelinleriyle oradan dönmeye hazırlandı.
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7
|Rute 1:7|
Onlarla birlikte bulunduğu yerden ayrıldı ve Yahuda ülkesine dönmek üzere yola koyuldu.
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8
|Rute 1:8|
Yolda onlara, ‹‹Analarınızın evine dönün›› dedi. ‹‹Ölmüşlerimize ve bana nasıl iyilik ettinizse, RAB de size iyilik etsin.
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9
|Rute 1:9|
RAB her birinize evinde rahat edeceğiniz birer koca versin!›› Sonra onları öptü. İki gelin hıçkıra hıçkıra ağlayarak,
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10
|Rute 1:10|
‹‹Hayır, seninle birlikte senin halkına döneceğiz›› dediler.
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Sugestões
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02 de setembro LAB 611
VISÃO REAL
Ezequiel 18-20
Hoje, é o dia do repórter fotográfico. E isso, pra nós que trabalhamos com comunicação, é muito importante. Porque é na fotografia de imprensa, um braço da fotografia documental, que se dá um grande papel da fotografia de informação, o fotojornalismo. É no fotojornalismo que a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. E essas informações podem ser passadas, com beleza, pelo simples enquadramento que o fotógrafo tem a possibilidade de fazer. Nada acontece nas comunicações impressas sem o endosso da fotografia. Então, é por isso que o fotojornalismo preenche uma função bem determinada e tem características próprias. E, nessa arte do repórter fotográfico, o item fundamental é o impacto; o elemento imprescindível é a informação. Portanto, a todos que conseguem fazer com que as imagens fotográficas, de forma impactante e silenciosa, transmitam informações relevantes, comunicativas, documentativas, belas e aproveitáveis ao benefício da sociedade e da humanidade, meus sinceros parabéns.
Existem muitos espaços gráficos que são compostos apenas de letras, linhas e parágrafos. Tem livros que são assim, sem nem uma gravura, nem uma ilustração visual. Destes textos, você precisa criar, mentalmente, os quadros. Isto é inevitável. Ao ler, você vai imaginando as cenas, as imagens, os retratos. E nisso a palavra escrita apresenta um tipo de poder maior que o do cinema, que é a transmissão simultânea de diferentes “imagens” procedidas do conceito interpretativo de cada pessoa.
Há outros espaços gráficos que são compostos praticamente apenas de imagens e quadros. Tipo um perfil de Orkut sem nenhum comentário, mas cheio de fotos. Como uma sala de museu de artes plásticas, sem legendas. Nestes lugares, você aprecia, admira, imagina e forma opiniões. Espaços assim também têm um tipo de poder maior que o de grandes enciclopédias e bibliotecas, que é a transmissão simultânea de diferentes “conceitos”, procedidos do que cada pessoa interpreta na visualização das imagens.
E existe ainda outro espaço que não é nem apenas um e nem outro dos dois citados nos dois parágrafos acima. Abra sua Bíblia em Ezequiel 18-20, e bem vindo a esta biblio-galeria; galera de Bíblia na mão é gente que pode sublimar em princípios e valores. A princípio, a Bíblia parece ser um tipo de espaço gráfico que citei no segundo parágrafo deste texto. Mas não é, pois a vontade de Deus é que, enquanto você estiver lendo, você não forme qualquer quadro em sua mente, mas sim, que você imagine o correto. Por outro lado, a leitura bíblica não pode nos trazer o pluralismo, mas sim, levar-nos à absoluta verdade.
Antes de fazer a leitura de hoje, peça que o Espírito Santo ajude-lhe a, realmente, “ver”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva