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      08 de setembro LAB 617

      ENTENDENDO PROFECIAS
      Ezequiel 36-38

      No livro de Ezequiel, Deus usa todos os recursos possíveis para chamar a atenção do ser humano sobre alguns detalhes indispensáveis na existência de qualquer pessoa: a) Cada pessoa precisa ter a consciência de que suas ações traçam-lhe um destino; b) Este destino têm instâncias de curto e médio prazo, mas é, também, inescapavelmente, eterno; c) Só há duas opções de modo deste destino: bom ou ruim; d) Por isso, ninguém passa pela vida numa forma isolada, onde, independente, sua existência não tenha a ver com outros seres; e) E destes seres, o mais interessado é Deus; ele é capaz de fazer de tudo (que seja compatível com o caráter do bem), para dar-lhe o melhor dos destinos. Veja estes princípios, explícita e implicitamente, nos capítulos da leitura de hoje.
      E é nesta linha de raciocínio que chegamos ao capítulo 38. “Gogue e Magogue” ainda hoje é uma expressão usada por alguns para referir-se aos mais diversos bizarros significados. Mas o sentido teológico desta figura profética deste capítulo aqui é que este nome, Gogue, designa um personagem até certo ponto misterioso, que termina personificando e conduzindo todas as forças hostis a Deus e ao Seu povo. O profeta Jeremias (caps. 2 a 4) já havia se referido extensamente a um inimigo que viria do norte. Esse assunto repete-se aqui, com um diferencial. Agora já não se trata mais de uma invasão enviada contra Israel para que seus pecados sejam castigados. Desta vez, é o próprio Senhor que intervém, com o objetivo de destruir os inimigos do povo de Deus, levando ao cumprimento das promessas de salvação já referidas anteriormente, a partir do capítulo 34.
      Os comentários da Bíblia de Estudos Almeida fazem lembrar que “a idéia de último ataque das forças do mal contra o povo de Deus é tipicamente apocalíptica e reaparece em Apocalipse 16:16; 19:17-18; e 20:7-9. E realmente, por exemplo, nas palavras de Ezequiel 38:2-3 – ““Filho do homem, vire o rosto contra Gogue, da terra de Magogue, o príncipe maior de Meseque e de Tubal; profetize contra ele e diga: Assim diz o Soberano, o SENHOR: Estou contra você, ó Gogue, príncipe maior de Meseque e de Tubal.” – vemos uma ligação direta com Apocalipse 20. Isso pode ser melhor entendido na leitura de Ezequiel 38:14-16. Por uma questão de espaço não transcrevo tal passagem aqui (você pode lê-la diretamente do texto bíblico), mas deixo explicado que essa profecia, que não se cumpriu, foi transferida, pelo apóstolo João, para o tempo pós-milênio, que ainda está no futuro, referenciado em Apocalipse 20, quando trata de Gogue e Magogue como os inimigos de Israel, povo de Deus.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Kutsal İncil

      • Capítulo 1
      • 1     |Lamentações 1:1| O kent ki, insan doluydu,
        Nasıl da tek başına kaldı şimdi!
        Büyüktü uluslar arasında,
        Dul kadına döndü!
        Soyluydu iller arasında,
        Angarya altına düştü!
                   
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      • 2     |Lamentações 1:2| Geceleyin acı acı ağlıyor,
        Yanaklarında gözyaşı;
        Avutan tek kişi bile yok
        Bunca oynaşı arasında.
        Dostları ona hainlik etti,
        Düşman oldu.
                   
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      • 3     |Lamentações 1:3| Yahuda acı çekip ağır kölelik ettikten sonra
        Sürgün edildi,
        Ulusların arasında oturuyor,
        Ama rahat bulamıyor.
        O sıkıntıdayken ardına düşenler ona yetişti.
                   
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      • 4     |Lamentações 1:4| Siyona giden yollar yas tutuyor,
        Çünkü bayramlara gelen yok.
        Bütün kapıları ıssız, kâhinleri inliyor,
        Erden kızları sıkıntıda, kendisi de acı çekiyor.
                   
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      • 5     |Lamentações 1:5| Hasımları başa geçti, düşmanları rahat içinde.
        Çok isyan ettiği için RAB ona acı çektiriyor,
        Yavruları hasımlarının gözü önünde sürgüne gitti.
                   
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      • 6     |Lamentações 1:6| Siyon kızının bütün güzelliği uçtu,
        Önderleri otlak bulamayan geyiklere döndü,
        Dermanları kesildi
        Kendilerini kovalayanların önünde.
                   
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      • 7     |Lamentações 1:7| Yeruşalim sıkıntı içinde başıboş dolaşırken
        Eski günlerdeki varlığını anımsıyor.
        Halkı hasmının eline düşüp de
        Yardımına koşan çıkmayınca,
        Hasımları haline bakıp
        Yıkılışına güldüler.
                   
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      • 8     |Lamentações 1:8| Yeruşalim büyük günah işledi,
        Bu yüzden kirlendi.
        Ona saygı duyanların hepsi
        Şimdi onu hor görüyor,
        Çünkü onu çıplak gördüler.
        O da inleyip öbür yana dönüyor.
                   
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      • 9     |Lamentações 1:9| Kirliliği eteklerindeydi,
        Sonunu düşünmedi;
        Bu yüzden düşüşü korkunç oldu,
        Avutanı yok.
        ‹‹Ya RAB, düşkün halimi gör,
        Çünkü düşmanım kazandı!››
                   
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      • 10     |Lamentações 1:10| Değerli her şeyine düşman el uzattı.
        Tapınağına başka ulusların girdiğini gördü,
        Topluluğuna girmesini yasakladığın uluslar.
                   
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