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      17 de maio LAB 503

      DAMASCO
      2Crônicas 24-25

      A leitura de hoje fala um pouco sobre Damasco. Quero apresentar-lhe curiosidades bem interessantes. Alguns arqueólogos consideram Damasco como sendo a mais antiga cidade do mundo. Há controvérsias, mas há também o que se considerar sobre esse pensamento, pois ela não foi uma cidade antiga que deixou de existir. Ela permanece até hoje.
      Damasco sempre foi “a cidade mais importante da Síria” e a metrópole dos povos do deserto. A cidade e a planície circundante devem sua vida e prosperidade aos famosos rios Farfar e Abana, de reputação bíblica.
      Nela, ainda existem ruínas de muros e portas muito antigos, alguns da época romana.
      A rua chamada Direita (cf. Atos 9:10-12) começa na porta Oriental e prossegue na direção oeste até atingir o centro da cidade. A casa para onde fio Ananias, conforme pode ser vista hoje, é uma capela baixa, semelhante a uma caverna, a 5m ou 6m abaixo do nível da rua. Essa é possivelmente a localização correta da casa, mas a rua Direita estava então em um nível mais baixo, conforme o demonstra a descoberta das ruínas de outra rua.
      A Grande Mesquita, que quanto ao caráter sagrado só pode ser superada pelas mesquitas de Meca, Medina e Jerusalém, é o edifício mais antigo e venerado de Damasco. Representa três períodos da história e as três religiões que a dominaram: o paganismo, o cristianismo e o islamismo. Os maciços alicerces e as colunatas exteriores pertencem a um templo grego ou romano. Sob o domínio dos romanos, o templo foi dedicado a Júpiter. Depois que Constantino converteu-se ao cristianismo, no século IV, o templo foi reconstruído e transformado em uma imensa igreja que Teodósio dedicou a João Batista. Quando os muçulmanos capturaram Damasco, em 634 d.C., a edificação foi remodelada e convertida em suntuosa mesquita. O edifício sofreu três incêndios, sendo, porém, restaurado em todas as ocasiões.
      Em sua condição atual, a Grande Mesquita consiste de uma estrutura quadrangular de 146m x 99m, rodeada de excelentes muros de alvenaria e coroada com uma esplêndida cúpula, três torres elevadas e uma multidão de minaretes (torres pequenas). Um desses minaretes é conhecido como “o minarete de Jesus”, porque, segundo a tradição islâmica, “Jesus aparecerá no alto desse minarete no dia do Juízo final.” No lado sul da mesquita, na viga superior de uma pouco usada, mas esplêndida porta, há uma inscrição em grego: “Teu reino, ó Cristo, é um reino eterno.”
      É esse pensamento que quero enfatizar. Assim como Damasco é uma cidade que nunca acaba, nossa leitura bíblica é algo que deve ser para sempre. Através dela, você encontrará um reino que é eterno, o reino de Jesus.

      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   King James Version

      • Capítulo 3
      • 1     |Eclesiastes 3:1| To every thing there is a season, and a time to every purpose under the heaven:
                   
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      • 2     |Eclesiastes 3:2| A time to be born, and a time to die; a time to plant, and a time to pluck up that which is planted;
                   
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      • 3     |Eclesiastes 3:3| A time to kill, and a time to heal; a time to break down, and a time to build up;
                   
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      • 4     |Eclesiastes 3:4| A time to weep, and a time to laugh; a time to mourn, and a time to dance;
                   
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      • 5     |Eclesiastes 3:5| A time to cast away stones, and a time to gather stones together; a time to embrace, and a time to refrain from embracing;
                   
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      • 6     |Eclesiastes 3:6| A time to get, and a time to lose; a time to keep, and a time to cast away;
                   
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      • 7     |Eclesiastes 3:7| A time to rend, and a time to sew; a time to keep silence, and a time to speak;
                   
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      • 8     |Eclesiastes 3:8| A time to love, and a time to hate; a time of war, and a time of peace.
                   
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      • 9     |Eclesiastes 3:9| What profit hath he that worketh in that wherein he laboureth?
                   
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      • 10     |Eclesiastes 3:10| I have seen the travail, which God hath given to the sons of men to be exercised in it.
                   
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