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      23 de julho LAB 570

      INICIANDO ISAÍAS
      Isaías 01-04

      Estou muito feliz, pois hoje estamos dando início à leitura de um dos livros mais lindos da Bíblia. Com uma teologia profunda, apresenta-se a mim, e a você também, o livro de Isaías. Eu gosto muito do livro de Isaías. Com certeza, é um grande livro, em todos os aspectos.
      Acho que uma postura muito importante que o leitor deve ter ao sentar-se para ler esse livro, é estar atinado para as seguintes descobertas:
      • Situar as profecias do livro em seu contexto histórico
      • Descobrir, onde for possível, a intenção messiânica de Isaías
      • Definir a contribuição que o livro de Isaías pode dar para o desenvolvimento da teologia bíblica.
      Para lograr estas assimilações, não é preciso ser teólogo. Qualquer pessoa disposta a ser um estudioso dedicado poderá fazer isso. Para começar, vou ajudar-lhe hoje, com os quatro primeiros capítulos.
      Isaías 1 – Apresenta os discursos poéticos. Eles têm uma composição interessante. Na maior parte, são pequenos oráculos. E você pode identificar onde cada um desses poemas começa e termina. Embora de forma implícita, eles têm introdução e conclusão. O primeiro destes oráculos dá um diagnóstico magistral do que estava errado com a vida religiosa da nação judaica.
      Subdivisões deste capítulo:
      a) Versos 1 a 20: Uma descrição da situação espiritual da nação.
      b) Versos 21 a 26: Um anseio de que a cidade infiel se tornaria fiel.
      c) Versos 27 e 28: Sião seria remetida pelo direito e pela justiça.
      d) Versos 29 a 31: A condenação de Deus ao culto da fertilidade.
      Para você que é fiel a Deus, não haverá espanto ao ler tais linhas.
      Isaías 2 a 4 – Esses três capítulos formam um só bloco. A explanação do profeta aqui segue a seguinte ordem: A esperança de Deus quanto a Jerusalém; A apresentação da verdadeira condição espiritual e moral de Jerusalém; e a visão de um remanescente que seria salvo. Isso tem tudo a ver conosco, que somos o povo da esperança. Você vai identificar-se com esta leitura.
      Se existe uma palavra que combina com o livro de Isaías, é “Salvação”. Creio que esta é a principal palavra que faz com que a teologia de Isaías tenha tudo a ver com a nossa realidade atual. Tem gente que indaga assim: “Dá-me uma boa razão para que eu queira ir para o Céu”. Para perguntas assim, minha resposta é: “Olha, daqui uns 30 anos, nossa vida aqui vai terminar. E eu quero continuar vivendo. Por isso, quero ir para o Céu. Se você só quer viver 70 anos e pronto, ou se quer viver mais, aí é contigo”.
      O que acha? Isaías tem a resposta.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   King James Version

      • Capítulo 3
      • 1     |Romanos 3:1| What advantage then hath the Jew? or what profit is there of circumcision?
                   
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      • 2     |Romanos 3:2| Much every way: chiefly, because that unto them were committed the oracles of God.
                   
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      • 3     |Romanos 3:3| For what if some did not believe? shall their unbelief make the faith of God without effect?
                   
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      • 4     |Romanos 3:4| God forbid: yea, let God be true, but every man a liar; as it is written, That thou mightest be justified in thy sayings, and mightest overcome when thou art judged.
                   
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      • 5     |Romanos 3:5| But if our unrighteousness commend the righteousness of God, what shall we say? Is God unrighteous who taketh vengeance? (I speak as a man)
                   
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      • 6     |Romanos 3:6| God forbid: for then how shall God judge the world?
                   
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      • 7     |Romanos 3:7| For if the truth of God hath more abounded through my lie unto his glory; why yet am I also judged as a sinner?
                   
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      • 8     |Romanos 3:8| And not rather, (as we be slanderously reported, and as some affirm that we say,) Let us do evil, that good may come? whose damnation is just.
                   
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      • 9     |Romanos 3:9| What then? are we better than they? No, in no wise: for we have before proved both Jews and Gentiles, that they are all under sin;
                   
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      • 10     |Romanos 3:10| As it is written, There is none righteous, no, not one:
                   
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