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      12 de agosto LAB 590

      TENTATIVAS
      Jeremias 07-09

      Gente que fica em cima do muro. Gente que nem é nem deixa de ser. Crente que não tem coragem de largar a igreja, mas também não tem a coragem de deixar de amar o mundo. Conhece pessoas assim? Você sabia que essas pessoas são as mais infelizes do mundo? Porque elas perdem os dois lados da moeda: a oportunidade de curtir os prazeres que o pecado oferece, numa curta e infernal vida, e também a oportunidade de viver eternamente com Deus.
      O indivíduo que abre mão de todas as coisas que não são aprovadas pelos princípios bíblicos, apesar de gostar muito de tais coisas, mas por amar, integral e incondicionalmente a Jesus, será recompensado. Viverá eternamente com Deus, curtindo infinitos prazeres. Por outro lado, a pessoa que é honesta o suficiente para admitir a própria insanidade de que esse negócio de Deus e vida eterna não são com ela, perderá o Céu, mas ele viverá a vidinha curta dos prazeres doloridos deste mundo aqui.
      Contudo, a pessoa que se engana não praticando as coisas erradas desse mundo, mas guardando-as no coração, é um tipo de pessoa muito tola. E o pior: você e eu corremos esse risco. É exatamente entre o povo de Deus que acontece a síndrome do povo do tempo de Jeremias. Aquele profeta presenciou, muito de perto, tal hipocrisia que acontecia na vida dos seus irmãos, conterrâneos, amigos, pastores, etc. A síndrome da inutilidade da falsa religião era desencadeada de um apego falso ao pensamento de que o templo poderia proteger do comportamento iníquo (Jeremias 7). “Igreja não salva ninguém” é um jargão que deve ser considerado. Só por ter nascido em uma família ortodoxa e ser cadastrado como um membro regular de uma igreja, você acha que será salvo? Ter cargos na igreja pode salvar alguém? Quem carrega consigo essas falsas convicções já está perdido.
      O único que pode salvar é Aquele que entra em cenário em Jeremias 7-9. Ele faz de tudo para despertar o povo da sonolência mortífera quanto ao verdadeiro significado da vida religiosa. Deus é capaz de fazer de tudo o possível (e até muitas coisas impossíveis) para salvar-lhe. E nisso entra também a disciplina. O vale da matança (cáp. 7) pode ser ilustrado com uma caixa de batatas da qual você lança fora as podres a fim de ainda salvar as que estão boas. Os castigos do capítulo oito representam as atitudes de um pai que quer moldar o caráter de um filho, fazendo parte, também, do processo educacional. Escute-lhe o suspiro: “Vejam, sou eu que vou refiná-los e prová-los. Que mais posso eu fazer pelo meu povo?”


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   King James Version

      • Capítulo 5
      • 1     |Romanos 5:1| Therefore being justified by faith, we have peace with God through our Lord Jesus Christ:
                   
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      • 2     |Romanos 5:2| By whom also we have access by faith into this grace wherein we stand, and rejoice in hope of the glory of God.
                   
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      • 3     |Romanos 5:3| And not only so, but we glory in tribulations also: knowing that tribulation worketh patience;
                   
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      • 4     |Romanos 5:4| And patience, experience; and experience, hope:
                   
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      • 5     |Romanos 5:5| And hope maketh not ashamed; because the love of God is shed abroad in our hearts by the Holy Ghost which is given unto us.
                   
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      • 6     |Romanos 5:6| For when we were yet without strength, in due time Christ died for the ungodly.
                   
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      • 7     |Romanos 5:7| For scarcely for a righteous man will one die: yet peradventure for a good man some would even dare to die.
                   
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      • 8     |Romanos 5:8| But God commendeth his love toward us, in that, while we were yet sinners, Christ died for us.
                   
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      • 9     |Romanos 5:9| Much more then, being now justified by his blood, we shall be saved from wrath through him.
                   
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      • 10     |Romanos 5:10| For if, when we were enemies, we were reconciled to God by the death of his Son, much more, being reconciled, we shall be saved by his life.
                   
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