-
Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
91-
King James Version
-
-
1
|Salmos 91:1|
He that dwelleth in the secret place of the most High shall abide under the shadow of the Almighty.
-
2
|Salmos 91:2|
I will say of the LORD, He is my refuge and my fortress: my God; in him will I trust.
-
3
|Salmos 91:3|
Surely he shall deliver thee from the snare of the fowler, and from the noisome pestilence.
-
4
|Salmos 91:4|
He shall cover thee with his feathers, and under his wings shalt thou trust: his truth shall be thy shield and buckler.
-
5
|Salmos 91:5|
Thou shalt not be afraid for the terror by night; nor for the arrow that flieth by day;
-
6
|Salmos 91:6|
Nor for the pestilence that walketh in darkness; nor for the destruction that wasteth at noonday.
-
7
|Salmos 91:7|
A thousand shall fall at thy side, and ten thousand at thy right hand; but it shall not come nigh thee.
-
8
|Salmos 91:8|
Only with thine eyes shalt thou behold and see the reward of the wicked.
-
9
|Salmos 91:9|
Because thou hast made the LORD, which is my refuge, even the most High, thy habitation;
-
10
|Salmos 91:10|
There shall no evil befall thee, neither shall any plague come nigh thy dwelling.
-
-
Sugestões
Clique para ler Números 28-30
21 de fevereiro LAB 418
EM VIGOR
Números 28-30
A leitura de hoje trata do mesmo assunto do inÃcio ao fim: as ofertas. Naquele tempo, o tipo de ofertas era bem diferente, mas é importante entendermos os princÃpios que estão por trás do ato de ofertar atualmente.
A palavra oferta é traduzida como o ato de trazer alguma coisa como oferenda ao Senhor. Nos tempos bÃblicos existiam dois tipos de ofertas:
1º) Ofertas prescritas por lei – eram aquelas que os judeus traziam regularmente para o Senhor, tais como a oferta do holocausto, de manjares, oferta pacÃfica, pelo pecado e pela culpa. É claro que a prática delas não está ordenada para nós, cristãos, no sentido da apresentação literal delas. Mas o significado espiritual ainda é válido, porque quando ofertamos ao Senhor, fazemos isso na convicção de que todas essas bênçãos, que são a paz, comunhão com Deus, ausência de sentimento de culpa, purificação e vida abundante, são realidades presentes em nossas vidas. E é aà que se encaixa o outro tipo de ofertas.
2º) Ofertas voluntárias – eram apresentadas como uma expressão de gratidão a Deus. O povo era convidado a ofertar voluntariamente. Quando se empenharam na construção do tabernáculo no Monte Sinai, trouxeram liberalmente as ofertas com todos os materiais necessários para aquela obra. O povo contribuiu com tanta abundância, que Moisés chegou a pedir que parassem de trazê-las. Em uma reforma espiritual e religiosa promovida pelo sumo sacerdote Joiada, o povo ofertou para custear os reparos que precisavam ser feitos no templo. Todos contribuÃram generosamente, semelhante ao que aconteceu no reinado de Ezequias.
No Novo Testamento, também há várias referências à s ofertas. Muitas delas estão relacionadas ao próprio ministério de Jesus. Lembra da história da viúva pobre que ofertou tudo que tinha? Ela foi louvada pelo Senhor por causa disso. Teve também a mulher do vaso de alabastro, que derramou o unguento carÃssimo nos pés de Cristo. Ela foi criticada por algumas pessoas, mas Jesus valorizou o ato de fé que ela demonstrou.
Mas, com certeza, o maior exemplo de ofertas voluntárias que temos no Novo Testamento está nos atos da Igreja Primitiva. Vemos que os crentes chegaram a vender as propriedades para depositar o dinheiro ao apostolado. Eles ofertavam de um jeito que não mediam esforços. As igrejas da Macedônia, por exemplo, contribuÃam com alegria, até quando eles estavam passando pelas necessidades da pobreza, dando acima do que podiam para poder aumentar a oferta de socorro aos cristãos da Judéia.
Esses exemplos bÃblicos são para nós. Devemos ter a mesma atitude e voluntariedade para com a manutenção da Obra de Deus. O ato de ofertar é uma prática que ainda deve continuar em vigor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva