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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Nova Tradução na Linguagem de Hoje -
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|Números 1:1|
No segundo ano depois da saÃda dos israelitas do Egito, no dia primeiro do segundo mês, o SENHOR Deus falou com Moisés no deserto do Sinai, na Tenda Sagrada. Ele disse:
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|Números 1:2|
- Você e Arão devem fazer a contagem do povo de Israel por grupos de famÃlias e por famÃlias.
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|Números 1:3|
Façam a lista de todos os homens de vinte anos para cima, isto é, todos os que já têm idade para o serviço militar.
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4
|Números 1:4|
Vocês chamarão um chefe de grupo de famÃlias de cada tribo para ajudá-los.
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5
|Números 1:5|
São estes os nomes dos homens que vão ajudar vocês:; Tribo, Chefe de Grupo de FamÃlias; Rúben, Elisur, filho de Sedeur; Simeão, Selumiel, filho de Zurisadai; Judá, Nasom, filho de Aminadabe; Issacar, Netanel, filho de Zuar; Zebulom, Eliabe, filho de Helom; Efraim, Elisama, filho de Amiúde; Manassés, Gamaliel, filho de Pedasur; Benjamim, Abidã, filho de Gideoni; Dã, Aiezer, filho de Amisadai; Aser, Pagiel, filho de Ocrã; Gade, Eliasafe, filho de Deuel; Naftali, Aira, filho de Enã Esses foram os chefes de tribo escolhidos no meio do povo de Israel para representar os seus grupos de famÃlias.
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|Números 1:17|
Então, no dia primeiro do segundo mês, Moisés e Arão, junto com esses doze homens, reuniram todo o povo e fizeram a contagem por grupos de famÃlias e por famÃlias, registrando nome por nome os homens de vinte anos para cima.
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19
|Números 1:19|
Assim, a contagem no deserto do Sinai foi feita como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
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|Números 1:20|
Os homens de vinte anos para cima, que tinham idade para o serviço militar, foram registrados pelo seu nome, cada um no seu grupo de famÃlias e na sua famÃlia. Começaram pela tribo de Rúben, o filho mais velho de Jacó. A soma total das tribos foi a seguinte: Da tribo de Rúben, quarenta e seis mil e quinhentos homens.
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22
|Números 1:22|
Da tribo de Simeão, cinqüenta e nove mil e trezentos homens.
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24
|Números 1:24|
Da tribo de Gade, quarenta e cinco mil seiscentos e cinqüenta.
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Sugestões

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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva