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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
24-
Basic English Bible
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1
|Salmos 24:1|
<A Psalm. Of David.> The earth is the Lord's, with all its wealth; the world and all the people living in it.
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2
|Salmos 24:2|
For by him it was based on the seas, and made strong on the deep rivers.
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3
|Salmos 24:3|
Who may go up into the hill of the Lord? and who may come into his holy place?
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4
|Salmos 24:4|
He who has clean hands and a true heart; whose desire has not gone out to foolish things, who has not taken a false oath.
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5
|Salmos 24:5|
He will have blessing from the Lord, and righteousness from the God of his salvation.
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6
|Salmos 24:6|
This is the generation of those whose hearts are turned to you, even to your face, O God of Jacob. (Selah.)
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7
|Salmos 24:7|
Let your heads be lifted up, O doors; be lifted up, O you eternal doors: that the King of glory may come in.
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8
|Salmos 24:8|
Who is the King of glory? The Lord of strength and power, the Lord strong in war.
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9
|Salmos 24:9|
Let your heads be lifted up, O doors; let them be lifted up, O you eternal doors: that the King of glory may come in.
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10
|Salmos 24:10|
Who is the King of glory? The Lord of armies, he is the King of glory. (Selah.)
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Sugestões
Clique para ler Eclesiastes 1-4
18 de julho LAB 565
COMO ENTENDER ECLESIASTES?
Eclesiastes 01-04
Hoje, quero apresentar uma explicação de James W. Zackrison (CPB, LES, jan-mar 2007, 2) sobre como entendermos o livro de Eclesiastes.
Esse teólogo explica que, ao contrário de outros livros da Bíblia, que frequentemente começam com uma forte afirmação sobre Deus, Eclesiastes começa com um grito sobre a falta de sentido para a vida. “Vaidade de vaidades, tudo é vaidade”. Essa introdução se parece mais com os modernos escritores seculares que com um profeta de Yahweh. Não obstante, como cristãos, cremos que Eclesiastes foi colocado no cânon das Escrituras porque Deus tem nele uma mensagem para nós.
Muitos estudiosos afirmam que o autor não foi o rei Salomão. Mas mantemos a posição de que Salomão foi o escritor fundamentados na tradição cristã e judaica e nas evidências internas do livro. Ao nos dedicarmos ao estudo deste livro, alguns simples princípios de interpretação nos serão de muita ajuda.
Para começar, Salomão estava escrevendo no fim de uma vida cheia de amargura e ira contra si mesmo por sua apostasia. O que é singular nesse livro é que, em alguns lugares, Salomão escreveu sob a perspectiva de alguém alienado de Deus. Como alguns autores modernos, ele nos dá pensamentos que saem diretamente de sua cabeça. Vemos o mundo como aparece através desses olhos.
Essas porções de Eclesiastes que mencionam a experiência e o raciocínio dos anos de apostasia [de Salomão] não devem ser considerados como se representassem a mente e a vontade do Espírito. Não obstante, são um registro inspirado do que ele realmente pensava e fazia naquele tempo, e esse registro constitui uma grave advertência contra o tipo errado de pensamento e ação. Passagens como essas não devem ser tiradas de seu contexto e usadas para ensinar alguma suposta verdade que a Inspiração nunca pretendeu que ensinassem.
Finalmente, é esta a mensagem desse livro: Deus nos mostra como a vida é cruel e vazia quando Ele não está presente. E esse é o livro que começaremos a ler hoje: Eclesiastes, capítulos 1-4, onde o autor inicia, melancolicamente, tecendo um texto reflexivo de que, para ele, nada tem sentido, chegando a dizer que nem os prazeres, nem a própria sabedoria têm sentido. O sabor dessa melancolia é tão grande que Salomão chega a comparar a sabedoria com a insensatez. Para ele, até mesmo o trabalho árduo é inútil. Ele não poupa o leitor de conhecer as injustiças e os absurdos da vida. “Bem vindos ao mundo real”, seria o slogan.
Mas como de qualquer caos é possível sacar um proveito, o capítulo três nos ensina a sabermos aproveitar bem o nosso tempo.
Eu também digo: lendo a Bíblia.
Valdeci Júnior
Fátima Silva