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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Darby -
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1
|Provérbios 15:1|
Une réponse douce détourne la fureur, mais la parole blessante excite la colère.
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2
|Provérbios 15:2|
La langue des sages fait valoir la connaissance, mais la bouche des sots fait jaillir la folie.
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3
|Provérbios 15:3|
Les yeux de l'Éternel sont en tout lieu, regardant les méchants et les bons.
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4
|Provérbios 15:4|
La bénignité de la langue est un arbre de vie, mais la perversité en elle est un brisement d'esprit.
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5
|Provérbios 15:5|
Le fou méprise l'instruction de son père, mais celui qui a égard à la répréhension devient avisé.
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6
|Provérbios 15:6|
Dans la maison du juste il y a un grand trésor, mais dans le revenu du méchant il y a du trouble.
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7
|Provérbios 15:7|
Les lèvres des sages répandent la connaissance, mais le coeur des sots ne fait pas ainsi.
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8
|Provérbios 15:8|
Le sacrifice des méchants est en abomination à l'Éternel, mais la prière des hommes droits lui est agréable.
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9
|Provérbios 15:9|
La voie du méchant est en abomination à l'Éternel, mais il aime celui qui poursuit la justice
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10
|Provérbios 15:10|
Une discipline fâcheuse attend celui qui abandonne le droit sentier; celui qui hait la correction mourra.
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Sugestões

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15 de Dezembro LAB 715
NOSSA COMUNHÃO
Hebreus 10-11
Continuando o assunto de ontem, analisemos um trecho da leitura de hoje.
“Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés (Hebreus 10:28)”.
Este verbo, “rejeitado”, que aparece no versículo, vem de um termo grego que significa “negar-se a reconhecer”, “recusar”, “anular”. Os que recusavam a lei de Moisés o faziam atuando em aberta violação dos seus preceitos. Depreciavam a autoridade da lai e desafiavam a jurisdição que a mesma teria sobre eles.
Esta lei, era todo o código legal promulgado por Moisés sob a direção divina, particularmente como aparece registrada no livro de Deuteronômio (31:24-26).
Aqui se fala de “duas ou três testemunhas”. No caso de um crime grave, por exemplo, um assassinato, Moisés estipulava que pelo menos duas testemunhas deveriam concordar quanto aos detalhes essenciais, antes de que se pudesse pronunciar um veredito de culpabilidade. Esta estipulação misericordiosa e sábia tinha o propósito de desestimular falsas acusações, e de assegurar que houvesse justiça. Este mesmo princípio é válido na atualidade.
A expressão “sem misericória” denotava que não havia possibilidade de apelação à sentença. Não havia uma corte superior a que se recorrer para revisar o caso. Este é o ponto teológico. Hoje, se Satanás nos acusar, temos uma corte celestial a que recorrer. Não havia escapatória para o castigo que era prescrito pelos reclamos da lei. Os apóstatas reconhecidos como tais, deveriam morrer para que a sua influência não se propagasse aos outros.
Filhinhos eu vos escrevo estas coisas para que não pequeis. Todavia se pecardes, tendes um advogado junto ao Pai, que é Jesus Cristo (1João 1:21).
Porque temos que ter consciência de que, sem vigilância e sem o apoio de Deus, é possível cair dá fé. “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários”. (Hebreus 10:26-27 RA).
O cristão deve ser muito cuidadoso em não desobedecer conscientemente os mandamentos de Deus. A prática voluntária do pecado afasta o cristão de Cristo; e longe de Cristo não há salvação.
Portanto não devemos temer a perseguição religiosa ou o escárnio por seguirmos o Mestre, devemos temer, sim, o abandonarmos o caminho que sabemos ser o correto. Por isso, ao nos tornarmos membros de uma comunidade local do Corpo de Cristo, não devemos olhar para as pessoas que nos cercam, suas faltas ou defeitos. Devemos olhar para Cristo. Ele é o nosso modelo e o nosso guia.
“Não deixemos de reunir-nos como igreja... procuremos encorajar-nos uns aos outros... (Hebreus 10:25)”
Valdeci Júnior
Fátima Silva