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      Clique para ler Jó 8-10



      04 de junho LAB 521

      EQUÍVOCOS DE BILDADE
      JÓ 08-10

      Ao ler os capítulos do livro de Jó, penso que quando ocorre esse tipo de coisas que não conseguimos explicar, muitas vezes temos a tendência de colocar a culpa em alguém ou alguma coisa ao invés de buscar entender o “X” da questão. Por vezes, buscamos o entendimento, só que o problema é a fonte de informação à qual as pessoas procuram e que pode ser duvidosa. Se acontece assim, as informações adquiridas prejudicam mais que ajudam, justamente porque só serão verdadeiras até certo ponto. Portanto, na “hora do aperto”, algo que precisamos fazer é checar direitinho para ver se estamos bem conectados e sintonizados com a mente de Deus, de acordo com o que Ele já revelou na Sua Santa Palavra, a Bíblia.
      Na leitura de hoje, há alguém que estava confundido pela tradição. Seu nome: Bildade. Ele aparece no capítulo oito para participar dos debates. Na primeira rodada da discussão de Jó com seus amigos, o primeiro a dar uma resposta para as declarações de Jó tinha sido Elifaz. Ele disse besteira. Jó, no entanto, não deixou por menos e logo em seguida deu-lhe uma resposta. Ou melhor, um discurso. Um segundo discurso foi seguido pela entrada na discussão desse outro amigo que estou comentando.
      Mas quem era esse amigo? Trazendo um pouco de curiosidade bíblica, para você entender de onde ele veio, sugiro que leia Gênesis 25:1, onde mostra que Abraão, depois que Sara morreu, casou-se com Quetura. Essa segunda mulher teve seis filhos com o patriarca. Um deles se chamava Sua. Desse filhos, descenderam os suítas, de onde saiu Bildade. Então, esse “amigo” de Jó também era descendente de Abraão, mas não tinha nada a ver com o povo de Israel, que é o povo da Bíblia. Ele fazia parte daquele povo, daqueles filhos que Abraão tinha mandado embora de perto dele para a terra oriental.
      Desde aquela época, os suítas viveram perto do rio Eufrates. Deles, nasceu Bildade que, por já estar longe do povo de Deus a um bom tempo, compartilhava daqueles conceitos errados dos seus companheiros. Era por isso, também, que tinha dificuldade de ser empático com Jó. Ele insistia numa teologia incompleta, que era mantida pela tradição.
      O resumo é que tanto da parte de Jó, como dos seus amigos, percebemos a manifestação de uma confusão na compreensão sobre como Deus lida com os seres humanos. Confusão esta que não ajuda em nada na questão do sofrimento. Então, aprendemos que vale muito mais uma pura amizade com Jesus, que esteja embasada num profundo conhecimento bíblico, para nos ajudar a encontrar as respostas para os nossos anseios do coração.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Darby

      • Capítulo 18
      • 1     |Provérbios 18:1| Celui qui se tient à l'écart recherche ce qui lui plaît; il conteste contre toute sagesse.
                   
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      • 2     |Provérbios 18:2| Le sot ne prend pas plaisir à l'intelligence, mais à ce que son coeur soit manifesté.
                   
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      • 3     |Provérbios 18:3| Quand vient le méchant, le mépris vient aussi, et avec l'ignominie, l'opprobre.
                   
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      • 4     |Provérbios 18:4| Les paroles de la bouche d'un homme sont des eaux profondes, et la fontaine de la sagesse est un torrent qui coule.
                   
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      • 5     |Provérbios 18:5| Ce n'est pas bien d'avoir acception de la personne du méchant pour faire frustrer le juste dans le jugement.
                   
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      • 6     |Provérbios 18:6| Les lèvres du sot entrent en dispute, et sa bouche appelle les coups.
                   
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      • 7     |Provérbios 18:7| La bouche du sot est sa ruine, et ses lèvres sont un piège pour son âme.
                   
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      • 8     |Provérbios 18:8| Les paroles du rapporteur sont comme des friandises, et elles descendent jusqu'au dedans des entrailles.
                   
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      • 9     |Provérbios 18:9| Celui-là aussi qui est lâche dans son ouvrage est frère du destructeur.
                   
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      • 10     |Provérbios 18:10| Le nom de l'Éternel est une forte tour; le juste y court et s'y trouve en une haute retraite.
                   
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