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      11 de Dezembro LAB 711

      AMOROSO E ÚTIL
      Filemom

      Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
      Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
      Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
      Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
      A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.



      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Darby

      • Capítulo 29
      • 1     |Provérbios 29:1| L'homme qui, étant souvent repris, roidit son cou, sera brisé subitement, et il n'y a pas de remède.
                   
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      • 2     |Provérbios 29:2| Quand les justes se multiplient, le peuple se réjouit; mais quand le méchant gouverne, le peuple gémit.
                   
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      • 3     |Provérbios 29:3| L'homme qui aime la sagesse est la joie de son père, mais le compagnon des prostituées dissipera son bien.
                   
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      • 4     |Provérbios 29:4| Un roi, par le juste jugement, affermit le pays, mais l'homme qui accepte des présents le ruine.
                   
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      • 5     |Provérbios 29:5| L'homme qui flatte son prochain étend un filet devant ses pas.
                   
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      • 6     |Provérbios 29:6| Dans la transgression de l'homme mauvais, il y a un piège; mais le juste chantera et se réjouira.
                   
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      • 7     |Provérbios 29:7| Le juste prend connaissance de la cause des pauvres; le méchant ne comprend aucune connaissance.
                   
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      • 8     |Provérbios 29:8| Les hommes moqueurs mettent en feu une ville, mais les sages détournent la colère.
                   
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      • 9     |Provérbios 29:9| Un homme sage qui plaide avec un homme insensé, qu'il s'irrite ou qu'il rie, n'a point de repos.
                   
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      • 10     |Provérbios 29:10| Les hommes de sang haïssent l'homme intègre, mais les hommes droits tiennent à sa vie.
                   
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