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Giovanni Diodati Bible (1649) -
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1
|Daniel 3:1|
IL re Nebucadnesar fece una statua d´oro, d´altezza di sessanta cubiti, e di larghezza di sei cubiti; e la rizzò nella pianura di Dura, nella provincia di Babilonia.
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2
|Daniel 3:2|
E il re Nebucadnesar mandò a radunare i satrapi, i magistrati, e i duchi, i giudici, i tesorieri, i senatori, i presidenti, e tutti i rettori delle provincie, per venire alla dedicazione della statua, che il re Nebucadnesar avea rizzata.
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3
|Daniel 3:3|
Allora furono radunati i satrapi, i magistrati, e i duchi, i giudici, i tesorieri, i senatori, i presidenti, e tutti i rettori delle provincie, alla dedicazione della statua, che il re Nebucadnesar avea rizzata. Ed essi erano in piè dinanzi alla statua, che Nebucadnesar avea rizzata.
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4
|Daniel 3:4|
E un banditore gridò di forza, dicendo: O popoli, nazioni, e lingue, a voi si dice,
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5
|Daniel 3:5|
che nell´ora, che voi udirete il suon del corno, del flauto, della cetera, dell´arpicordo, del salterio, della sampogna, e d´ogni specie di strumenti di musica, vi gettiate in terra, e adoriate la statua d´oro, che il re Nebucadnesar ha rizzata.
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6
|Daniel 3:6|
E chiunque non si getterà in terra, e non l´adorerà, in quella stessa ora sarà gettato nel mezzo d´una fornace di fuoco ardente.
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7
|Daniel 3:7|
Per la qual cosa, tutti i popoli, nazioni, e lingue, in quello stante ch´ebbero udito il suon del corno, del flauto, della cetera, dell´arpicordo, del salterio, e d´ogni specie di strumenti di musica, si gettarono in terra, e adorarono la statua d´oro, che il re Nebucadnesar avea rizzata.
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8
|Daniel 3:8|
Perciò, in quel punto alcuni uomini Caldei si fecero avanti, ed accusarono i Giudei.
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9
|Daniel 3:9|
E fecero motto al re Nebucadnesar, e gli dissero: O re, possa tu vivere in perpetuo.
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10
|Daniel 3:10|
Tu, o re, hai fatto un decreto: che ogni uomo che avrà udito il suon del corno, del flauto, della cetera, dell´arpicordo, del salterio, della sampogna, e d´ogni specie di strumenti di musica, si getti in terra, ed adori la statua d´oro;
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Sugestões

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24 de Dezembro LAB 724
CULTURA MUSICAL
Apocalipse 07-09
A leitura de hoje é toda recheada de louvores cantados a Deus, pelos seres humanos, mas, no Céu. Por enquanto, costumamos louvar a Deus, mas não ainda num contexto celeste. A música de adoração usada na igreja é uma questão de gosto, cultura e legenda. E a música do Céu.
Quando perguntam-me: “qual é a melhor música para ser cantada na igreja?” costumo responder que a música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. “Tal cântico serve de instrumento de prestação de culto, de adoração?”. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, não é apropriada para a igreja. Mas isto não quer dizer que, se não serve para ser usada na igreja, então é pecaminosa. Porque em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela tranculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir musicas que se adéqüem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Precisamos musicar seguindo o conselho de Paulo em 1Tessalonicenses 5:51, analisando o contexto e as pessoas que participarão. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.
Quase tudo que cantamos aqui, não servirá para ser cantado na eternidade. Mas até onde vai o equilíbrio de sermos cultos cidadãos da Terra e do Céu ao mesmo tempo? Se quisermos esquecer-nos das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo, devemos estabelecer como padrão, o alvo. Deus aprova nossos costumes uma vez que sigamos o conselho dado através de Paulo em Filipenses 4:8. Uma vez que observarmos os diferentes aspectos das canções que usamos, como ritmo, harmonia, melodia, instrumentos, maneira de interpretação, acordes, etc., e deixarmos que suas influências seculares sejam moldadas e substituídas pelas celestes, estaremos em conformidade com o padrão de 1Coríntios 10:31.
Se a música espelha o padrão cultural, nossa expressão do Reino dos Céus através do canto se dará à proporção da adoção dos fatores culturais do Céu em nossa vida. Se não os temos, sejamos receptores da transculturação entre a nossa cultura e a do Céu ao selecionarmos músicas que consigam inserir em nós os seus atributos culturais.
Valdeci Júnior
Fátima Silva