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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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King James Version
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1
|Provérbios 15:1|
A soft answer turneth away wrath: but grievous words stir up anger.
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2
|Provérbios 15:2|
The tongue of the wise useth knowledge aright: but the mouth of fools poureth out foolishness.
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3
|Provérbios 15:3|
The eyes of the LORD are in every place, beholding the evil and the good.
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4
|Provérbios 15:4|
A wholesome tongue is a tree of life: but perverseness therein is a breach in the spirit.
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5
|Provérbios 15:5|
A fool despiseth his father's instruction: but he that regardeth reproof is prudent.
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6
|Provérbios 15:6|
In the house of the righteous is much treasure: but in the revenues of the wicked is trouble.
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7
|Provérbios 15:7|
The lips of the wise disperse knowledge: but the heart of the foolish doeth not so.
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8
|Provérbios 15:8|
The sacrifice of the wicked is an abomination to the LORD: but the prayer of the upright is his delight.
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9
|Provérbios 15:9|
The way of the wicked is an abomination unto the LORD: but he loveth him that followeth after righteousness.
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10
|Provérbios 15:10|
Correction is grievous unto him that forsaketh the way: and he that hateth reproof shall die.
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Sugestões
Clique para ler Jó 8-10
04 de junho LAB 521
EQUÍVOCOS DE BILDADE
JÓ 08-10
Ao ler os capítulos do livro de Jó, penso que quando ocorre esse tipo de coisas que não conseguimos explicar, muitas vezes temos a tendência de colocar a culpa em alguém ou alguma coisa ao invés de buscar entender o “X” da questão. Por vezes, buscamos o entendimento, só que o problema é a fonte de informação à qual as pessoas procuram e que pode ser duvidosa. Se acontece assim, as informações adquiridas prejudicam mais que ajudam, justamente porque só serão verdadeiras até certo ponto. Portanto, na “hora do aperto”, algo que precisamos fazer é checar direitinho para ver se estamos bem conectados e sintonizados com a mente de Deus, de acordo com o que Ele já revelou na Sua Santa Palavra, a Bíblia.
Na leitura de hoje, há alguém que estava confundido pela tradição. Seu nome: Bildade. Ele aparece no capítulo oito para participar dos debates. Na primeira rodada da discussão de Jó com seus amigos, o primeiro a dar uma resposta para as declarações de Jó tinha sido Elifaz. Ele disse besteira. Jó, no entanto, não deixou por menos e logo em seguida deu-lhe uma resposta. Ou melhor, um discurso. Um segundo discurso foi seguido pela entrada na discussão desse outro amigo que estou comentando.
Mas quem era esse amigo? Trazendo um pouco de curiosidade bíblica, para você entender de onde ele veio, sugiro que leia Gênesis 25:1, onde mostra que Abraão, depois que Sara morreu, casou-se com Quetura. Essa segunda mulher teve seis filhos com o patriarca. Um deles se chamava Sua. Desse filhos, descenderam os suítas, de onde saiu Bildade. Então, esse “amigo” de Jó também era descendente de Abraão, mas não tinha nada a ver com o povo de Israel, que é o povo da Bíblia. Ele fazia parte daquele povo, daqueles filhos que Abraão tinha mandado embora de perto dele para a terra oriental.
Desde aquela época, os suítas viveram perto do rio Eufrates. Deles, nasceu Bildade que, por já estar longe do povo de Deus a um bom tempo, compartilhava daqueles conceitos errados dos seus companheiros. Era por isso, também, que tinha dificuldade de ser empático com Jó. Ele insistia numa teologia incompleta, que era mantida pela tradição.
O resumo é que tanto da parte de Jó, como dos seus amigos, percebemos a manifestação de uma confusão na compreensão sobre como Deus lida com os seres humanos. Confusão esta que não ajuda em nada na questão do sofrimento. Então, aprendemos que vale muito mais uma pura amizade com Jesus, que esteja embasada num profundo conhecimento bíblico, para nos ajudar a encontrar as respostas para os nossos anseios do coração.
Valdeci Júnior
Fátima Silva