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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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New International Version -
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1
|1 Samuel 8:1|
When Samuel grew old, he appointed his sons as judges for Israel.
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2
|1 Samuel 8:2|
The name of his firstborn was Joel and the name of his second was Abijah, and they served at Beersheba.
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3
|1 Samuel 8:3|
But his sons did not walk in his ways. They turned aside after dishonest gain and accepted bribes and perverted justice.
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4
|1 Samuel 8:4|
So all the elders of Israel gathered together and came to Samuel at Ramah.
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5
|1 Samuel 8:5|
They said to him, “You are old, and your sons do not walk in your ways; now appoint a king to lead [Traditionally judge; also in verses 6 and 20] us, such as all the other nations have.”
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6
|1 Samuel 8:6|
But when they said, “Give us a king to lead us,” this displeased Samuel; so he prayed to the LORD.
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7
|1 Samuel 8:7|
And the LORD told him: “Listen to all that the people are saying to you; it is not you they have rejected, but they have rejected me as their king.
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8
|1 Samuel 8:8|
As they have done from the day I brought them up out of Egypt until this day, forsaking me and serving other gods, so they are doing to you.
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9
|1 Samuel 8:9|
Now listen to them; but warn them solemnly and let them know what the king who will reign over them will do.”
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10
|1 Samuel 8:10|
Samuel told all the words of the LORD to the people who were asking him for a king.
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Sugestões

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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1Coríntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1Coríntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestível há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versículo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capítulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a ídolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos ídolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os ídolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos ídolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versículos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos ídolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os ídolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifícios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva