-
-
New International Version
-
-
1
|Eclesiastes 1:1|
The words of the Teacher, [Or leader of the assembly; also in verses 2 and 12] son of David, king of Jerusalem:
-
2
|Eclesiastes 1:2|
“Meaningless! Meaningless!” says the Teacher. “Utterly meaningless! Everything is meaningless.”
-
3
|Eclesiastes 1:3|
What does man gain from all his labour at which he toils under the sun?
-
4
|Eclesiastes 1:4|
Generations come and generations go, but the earth remains for ever.
-
5
|Eclesiastes 1:5|
The sun rises and the sun sets, and hurries back to where it rises.
-
6
|Eclesiastes 1:6|
The wind blows to the south and turns to the north; round and round it goes, ever returning on its course.
-
7
|Eclesiastes 1:7|
All streams flow into the sea, yet the sea is never full. To the place the streams come from, there they return again.
-
8
|Eclesiastes 1:8|
All things are wearisome, more than one can say. The eye never has enough of seeing, nor the ear its fill of hearing.
-
9
|Eclesiastes 1:9|
What has been will be again, what has been done will be done again; there is nothing new under the sun.
-
10
|Eclesiastes 1:10|
Is there anything of which one can say, “Look! This is something new”? It was here already, long ago; it was here before our time.
-
-
Sugestões
Clique para ler Oséias 1-4
16 de setembro LAB 260
OSÉIAS
Oséias 01-04
Neste dia, iniciaremos a leitura do livro de Oséias, cuja palavra significa “salvação”. E quero compartilhar algumas curiosidades sobre quem foi Oséias e sobre seu livro.
Oséias era filho de Beeri, um israelita, e seu ministério durou uns sessenta anos. Ele viveu na mesma época que Isaías e Miquéias. A mensagem dele, de primeira mão, era específica para o reino de Israel, o reino do Norte. Ele realmente era muito apto para a tarefa que tinha para realizar porque, como ele natural daquela região, conhecia muito bem as más condições que eram existentes em Israel naquela época. Isso deu um peso especial para sua mensagem.
Esse profeta teve um chamado muito estranho. Foi chamado para se casar com uma mulher que tinha tendências para ter uma vida sexual desregrada, promíscua. Ela não conseguiu se manter fiel ao casamento. Essa luta de Oseías para manter o lar, ajudando a esposa a ser uma mulher fiel, foi uma ilustração que Deus usou para dar uma mensagem espiritual para o povo de quem Oseías era profeta. A mensagem era: a apostasia equivale ao adultério, espiritualmente falando.
Em Oséias 2:23, percebemos que Deus é o esposo, numa comparação com Isaías 54:5. Encontramos a “esposa” em Oséias 2:2 que é, na realidade, o povo de Deus. Esse relacionamento de Deus com Israel era semelhante a um casamento. A apostasia de Israel veio simbolizada pela experiência do profeta em seu matrimônio, nos capítulos 1, 2 e 3, quando a esposa o traiu.
Depois disso, a partir do capítulo 4, entramos uma série de discursos proféticos que vão até o capítulo 13. E o capítulo 14 é, na realidade, uma chamada formal ao arrependimento, que contém promessas de bênçãos futuras.
Ao longo do livro de Oséias, você vai se deparar com várias figuras diferentes, que Deus usou para ilustrar a deplorável condição de Israel. Por exemplo, no capítulo 7:8, diz que Israel misturava-se com as nações, deixando de ser a nação separada e santa. É curioso que nesse mesmo versículo, fala que Israel é um “bolo”, que enquanto estava assando, não foi virado, de maneira que um lado ficou cru, e o outro, sapecado. Em outras palavras, a farinha mal assada só expressa a tibieza de coração daquele povo e de qualquer pessoa que se apostate de Deus.
Deus olha para a sua amizade com Ele como a coisa mais linda deste mundo, como se fosse uma noiva diante do altar, toda vestida de branco. A quebra dessa fidelidade seria como se aquela noiva saísse correndo do altar e se lambuzasse nas imundícias dos piores prostíbulos.
Viva o plano bonito que Deus tem para você!
Valdeci Júnior
Fátima Silva