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      17 de Dezembro LAB 717

      TIAGO
      Tiago

      “A Epístola de Tiago é um dos livros que mais duramente teve que lutar para obter sua incorporação ao Novo Testamento. E ainda depois de ter chegado a ser considerada como parte da Escritura, foi mencionada com certa reserva e suspicácia. Até em época tão tardia como o século XVI Lutero de boa vontade a teria eliminado totalmente do Novo Testamento (William Barclay)”.
      De acordo com o Comentário Bíblico Moody, o conteúdo de Tiago “é um pedido em prol do cristianismo vital. Herder captou o teor deste livro quando escreveu: ‘Que nobre é o homem que fala nesta Epístola! Que incansável paciência no sofrimento! Que grandeza na pobreza! Que alegria na tristeza! Simplicidade, sinceridade, confiança direta na oração! Como ele quer ação! Ação, não palavras . . . não uma fé morta!’ (citado por F.W. Farrar em The Early Days of Christianity, pág. 324).
      “No verdadeiro espírito dá literatura da Sabedoria, Tiago maneja muitos e diferentes assuntos. Seus parágrafos curtos e abruptos já foram comparados a um colar de pérolas - cada um é uma entidade separada em si mesmo. Há algumas transições lógicas, mas em grande pane as transições são abruptas ou nem existem. Este fenômeno toma impossível um esboço no sentido usual. Aqui está, entretanto, uma lista dos assuntos tratados na ordem de sua ocorrência na epístola”.
      “A epístola de Tiago é um dos escritos mais instrutivos do Novo Testamento. Dirigida principalmente contra os erros particulares da época, produzidos entre os cristãos judeus, não contém as mesmas declarações doutrinárias completas de outras epístolas, mas apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos os crentes. Aqui estão manifestas as principais verdades do cristianismo, e se considerada com atenção, demonstrará que coincidem inteiramente com as declarações de Paulo acerca da graça e da justificação, abundando ao mesmo tempo em sérias exortações à paciência da esperança e à obediência da fé e do amor, mescladas com advertências, repreensões e exortações conforme os assuntos tratados. As verdades aqui expostas são muito sérias, e é necessário que em todo o tempo se sustenham e se observem as regras para sua prática. Em Cristo não há ramos mortos ou sem seiva, e a fé não é uma graça ociosa; onde quer que esteja, produz fruto em obras (Mathew Henry)”.
      O que surpreende em Tiago é que somente em duas ocasiões se menciona o nome de Jesus (1:1; 2:1); e também que nada se diz acerca da Sua vida, morte e ressurreição. No entanto, a fé do autor inspira todo o discurso e se faz manifesta nas referências ao “bom nome”. Suas expectativas fervorosas com respeito à igreja primitiva devem servir-nos de exemplo.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   New International Version

      • Capítulo 1
      • 1     |Hebreus 1:1| In the past God spoke to our forefathers through the prophets at many times and in various ways,
                   
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      • 2     |Hebreus 1:2| but in these last days he has spoken to us by his Son, whom he appointed heir of all things, and through whom he made the universe.
                   
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      • 3     |Hebreus 1:3| The Son is the radiance of God’s glory and the exact representation of his being, sustaining all things by his powerful word. After he had provided purification for sins, he sat down at the right hand of the Majesty in heaven.
                   
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      • 4     |Hebreus 1:4| So he became as much superior to the angels as the name he has inherited is superior to theirs.
                   
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      • 5     |Hebreus 1:5| For to which of the angels did God ever say, “You are my Son; today I have become your Father”? [Or have begotten you] [Psalm 2:7] Or again, “I will be his Father, and he will be my Son”? [2 Samuel 7:14; 1 Chron. 17:13]
                   
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      • 6     |Hebreus 1:6| And again, when God brings his firstborn into the world, he says, “Let all God’s angels worship him.” [Deut. 32:43 (see Dead Sea Scrolls and Septuagint)]
                   
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      • 7     |Hebreus 1:7| In speaking of the angels he says, “He makes his angels winds, his servants flames of fire.” [Psalm 104:4]
                   
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      • 8     |Hebreus 1:8| But about the Son he says, “Your throne, O God, will last for ever and ever, and righteousness will be the sceptre of your kingdom.
                   
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      • 9     |Hebreus 1:9| You have loved righteousness and hated wickedness; therefore God, your God, has set you above your companions by anointing you with the oil of joy.” [Psalm 45:6,7]
                   
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      • 10     |Hebreus 1:10| He also says, “In the beginning, O Lord, you laid the foundations of the earth, and the heavens are the work of your hands.
                   
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