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      16 de julho LAB 563

      SILENCIOSAS PALAVRAS
      Provérbios 25-27

      Estamos aqui, mais uma vez, felizes, alegres e empolgados, “juntos”, por dentro da Bíblia: estamos ligados em algo que é comum para nós, em algo que nos leva a um só pensamento, que é justamente o livro no qual nós cremos, a Bíblia, a Palavra de Deus.
      Os provérbios que devemos ler hoje são muito interessantes e, para variar, sábios. A palavra dita ao seu tempo, na nossa leitura, diz que é como maçãs de ouro em salvas de prata. Na tradução da Nova Versão Internacional está escrito que “a palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura, numa moldura, de prata.” Ou seja, palavra certa, na hora certa, não tem dinheiro que paga. E se a palavra é boa quando é dita no tempo certo, então, é óbvio que existe também o tempo do silêncio, tempo em que é melhor não existirem as palavras.
      Ao fazermos silêncio, desenvolvemos a capacidade de ouvir. Essa capacidade é tão importante como a de falar.
      Isso me lembra uma história do mundo grego antigo. Diz que uma vez, teve um rapaz que pediu para que Sócrates ensinasse a ele tudo o que pudesse sobre oratória. Esse jovem queria aprender a arte de falar bem em público, buscando a ajuda, nada mais nada menos, do filósofo que foi simplesmente um dos maiores pensadores da Grécia antiga. A ele, muito se deve hoje da filosofia ocidental. Esse rapaz que queria ser aluno de Sócrates falava demais. Então, Sócrates exigiu o dobro do preço normal pelas aulas.
      O rapaz ficou indignado e perguntou ao mestre:
      - Mas por que o senhor está me cobrando o dobro?
      Então Sócrates respondeu:
      - É porque terei que ensinar a você duas ciências: uma é a que você está me pedindo, que é sobre como falar em público; mas a outra terei que ensinar antes dessa, que é acerca de como refrear a língua. Isso parece fácil: dominar a língua - Sócrates continuou explicando - mas não é. Primeiro, você precisa ser versado em conseguir dominar a língua deixando-a em repouso quando necessário, caso contrário, sofrerá grandes e graves consequências. E o pior, conseguirá gerar muita perturbação.
      Essas palavras de Sócrates têm validade até hoje. O livro de Tiago ensina isso no capítulo três. Nossas palavras podem constituir tanto uma fonte de força e encorajamento quanto de fraqueza e desalento; elas podem tanto edificar quanto dilacerar.
      Diante disso, o que fazer? Permita que o poder da Palavra de Deus controle sua mente, porque ela é boa. Isso você pode fazer lendo a Bíblia. Ah! E leia em silêncio, ok? Rs rs rs.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   New International Version

      • Capítulo 1
      • 1     |Hebreus 1:1| In the past God spoke to our forefathers through the prophets at many times and in various ways,
                   
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      • 2     |Hebreus 1:2| but in these last days he has spoken to us by his Son, whom he appointed heir of all things, and through whom he made the universe.
                   
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      • 3     |Hebreus 1:3| The Son is the radiance of God’s glory and the exact representation of his being, sustaining all things by his powerful word. After he had provided purification for sins, he sat down at the right hand of the Majesty in heaven.
                   
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      • 4     |Hebreus 1:4| So he became as much superior to the angels as the name he has inherited is superior to theirs.
                   
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      • 5     |Hebreus 1:5| For to which of the angels did God ever say, “You are my Son; today I have become your Father”? [Or have begotten you] [Psalm 2:7] Or again, “I will be his Father, and he will be my Son”? [2 Samuel 7:14; 1 Chron. 17:13]
                   
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      • 6     |Hebreus 1:6| And again, when God brings his firstborn into the world, he says, “Let all God’s angels worship him.” [Deut. 32:43 (see Dead Sea Scrolls and Septuagint)]
                   
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      • 7     |Hebreus 1:7| In speaking of the angels he says, “He makes his angels winds, his servants flames of fire.” [Psalm 104:4]
                   
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      • 8     |Hebreus 1:8| But about the Son he says, “Your throne, O God, will last for ever and ever, and righteousness will be the sceptre of your kingdom.
                   
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      • 9     |Hebreus 1:9| You have loved righteousness and hated wickedness; therefore God, your God, has set you above your companions by anointing you with the oil of joy.” [Psalm 45:6,7]
                   
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      • 10     |Hebreus 1:10| He also says, “In the beginning, O Lord, you laid the foundations of the earth, and the heavens are the work of your hands.
                   
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