-
-
New International Version
-
-
1
|Hebreus 1:1|
In the past God spoke to our forefathers through the prophets at many times and in various ways,
-
2
|Hebreus 1:2|
but in these last days he has spoken to us by his Son, whom he appointed heir of all things, and through whom he made the universe.
-
3
|Hebreus 1:3|
The Son is the radiance of God’s glory and the exact representation of his being, sustaining all things by his powerful word. After he had provided purification for sins, he sat down at the right hand of the Majesty in heaven.
-
4
|Hebreus 1:4|
So he became as much superior to the angels as the name he has inherited is superior to theirs.
-
5
|Hebreus 1:5|
For to which of the angels did God ever say, “You are my Son; today I have become your Father”? [Or have begotten you] [Psalm 2:7] Or again, “I will be his Father, and he will be my Son”? [2 Samuel 7:14; 1 Chron. 17:13]
-
6
|Hebreus 1:6|
And again, when God brings his firstborn into the world, he says, “Let all God’s angels worship him.” [Deut. 32:43 (see Dead Sea Scrolls and Septuagint)]
-
7
|Hebreus 1:7|
In speaking of the angels he says, “He makes his angels winds, his servants flames of fire.” [Psalm 104:4]
-
8
|Hebreus 1:8|
But about the Son he says, “Your throne, O God, will last for ever and ever, and righteousness will be the sceptre of your kingdom.
-
9
|Hebreus 1:9|
You have loved righteousness and hated wickedness; therefore God, your God, has set you above your companions by anointing you with the oil of joy.” [Psalm 45:6,7]
-
10
|Hebreus 1:10|
He also says, “In the beginning, O Lord, you laid the foundations of the earth, and the heavens are the work of your hands.
-
-
Sugestões
Clique para ler Eclesiastes 1-4
18 de julho LAB 565
COMO ENTENDER ECLESIASTES?
Eclesiastes 01-04
Hoje, quero apresentar uma explicação de James W. Zackrison (CPB, LES, jan-mar 2007, 2) sobre como entendermos o livro de Eclesiastes.
Esse teólogo explica que, ao contrário de outros livros da Bíblia, que frequentemente começam com uma forte afirmação sobre Deus, Eclesiastes começa com um grito sobre a falta de sentido para a vida. “Vaidade de vaidades, tudo é vaidade”. Essa introdução se parece mais com os modernos escritores seculares que com um profeta de Yahweh. Não obstante, como cristãos, cremos que Eclesiastes foi colocado no cânon das Escrituras porque Deus tem nele uma mensagem para nós.
Muitos estudiosos afirmam que o autor não foi o rei Salomão. Mas mantemos a posição de que Salomão foi o escritor fundamentados na tradição cristã e judaica e nas evidências internas do livro. Ao nos dedicarmos ao estudo deste livro, alguns simples princípios de interpretação nos serão de muita ajuda.
Para começar, Salomão estava escrevendo no fim de uma vida cheia de amargura e ira contra si mesmo por sua apostasia. O que é singular nesse livro é que, em alguns lugares, Salomão escreveu sob a perspectiva de alguém alienado de Deus. Como alguns autores modernos, ele nos dá pensamentos que saem diretamente de sua cabeça. Vemos o mundo como aparece através desses olhos.
Essas porções de Eclesiastes que mencionam a experiência e o raciocínio dos anos de apostasia [de Salomão] não devem ser considerados como se representassem a mente e a vontade do Espírito. Não obstante, são um registro inspirado do que ele realmente pensava e fazia naquele tempo, e esse registro constitui uma grave advertência contra o tipo errado de pensamento e ação. Passagens como essas não devem ser tiradas de seu contexto e usadas para ensinar alguma suposta verdade que a Inspiração nunca pretendeu que ensinassem.
Finalmente, é esta a mensagem desse livro: Deus nos mostra como a vida é cruel e vazia quando Ele não está presente. E esse é o livro que começaremos a ler hoje: Eclesiastes, capítulos 1-4, onde o autor inicia, melancolicamente, tecendo um texto reflexivo de que, para ele, nada tem sentido, chegando a dizer que nem os prazeres, nem a própria sabedoria têm sentido. O sabor dessa melancolia é tão grande que Salomão chega a comparar a sabedoria com a insensatez. Para ele, até mesmo o trabalho árduo é inútil. Ele não poupa o leitor de conhecer as injustiças e os absurdos da vida. “Bem vindos ao mundo real”, seria o slogan.
Mas como de qualquer caos é possível sacar um proveito, o capítulo três nos ensina a sabermos aproveitar bem o nosso tempo.
Eu também digo: lendo a Bíblia.
Valdeci Júnior
Fátima Silva