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New International Version -
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1
|Eclesiastes 8:1|
Who is like the wise man? Who knows the explanation of things? Wisdom brightens a man’s face and changes its hard appearance.
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2
|Eclesiastes 8:2|
Obey the king’s command, I say, because you took an oath before God.
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3
|Eclesiastes 8:3|
Do not be in a hurry to leave the king’s presence. Do not stand up for a bad cause, for he will do whatever he pleases.
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4
|Eclesiastes 8:4|
Since a king’s word is supreme, who can say to him, “What are you doing?”
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5
|Eclesiastes 8:5|
Whoever obeys his command will come to no harm, and the wise heart will know the proper time and procedure.
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6
|Eclesiastes 8:6|
For there is a proper time and procedure for every matter, though a man’s misery weighs heavily upon him.
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7
|Eclesiastes 8:7|
Since no man knows the future, who can tell him what is to come?
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8
|Eclesiastes 8:8|
No man has power over the wind to contain it; [Or over his spirit to retain it] so no-one has power over the day of his death. As no-one is discharged in time of war, so wickedness will not release those who practise it.
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9
|Eclesiastes 8:9|
All this I saw, as I applied my mind to everything done under the sun. There is a time when a man lords it over others to his own [Or to their] hurt.
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10
|Eclesiastes 8:10|
Then too, I saw the wicked buried — those who used to come and go from the holy place and receive praise [Some Hebrew manuscripts and Septuagint (Aquila); most Hebrew manuscripts and are forgotten] in the city where they did this. This too is meaningless.
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva