- 
			
				- 
									 New International Version New International Version
- 
									  
 - 
									
									1
									 
									 
									|Colossenses 1:1|
									Paul, an apostle of Christ Jesus by the will of God, and Timothy our brother,									
     
 - 
									
									2
									 
									 
									|Colossenses 1:2|
									To the holy and faithful [Or believing] brothers in Christ at Colosse: Grace and peace to you from God our Father. [Some manuscripts: Father and the Lord Jesus Christ]									
     
 - 
									
									3
									 
									 
									|Colossenses 1:3|
									We always thank God, the Father of our Lord Jesus Christ, when we pray for you,									
     
 - 
									
									4
									 
									 
									|Colossenses 1:4|
									because we have heard of your faith in Christ Jesus and of the love you have for all the saints —									
     
 - 
									
									5
									 
									 
									|Colossenses 1:5|
									the faith and love that spring from the hope that is stored up for you in heaven and that you have already heard about in the word of truth, the gospel									
     
 - 
									
									6
									 
									 
									|Colossenses 1:6|
									that has come to you. All over the world this gospel is bearing fruit and growing, just as it has been doing among you since the day you heard it and understood God’s grace in all its truth.									
     
 - 
									
									7
									 
									 
									|Colossenses 1:7|
									You learned it from Epaphras, our dear fellow-servant, who is a faithful minister of Christ on our [Some manuscripts: your] behalf,									
     
 - 
									
									8
									 
									 
									|Colossenses 1:8|
									and who also told us of your love in the Spirit.									
     
 - 
									
									9
									 
									 
									|Colossenses 1:9|
									For this reason, since the day we heard about you, we have not stopped praying for you and asking God to fill you with the knowledge of his will through all spiritual wisdom and understanding.									
     
 - 
									
									10
									 
									 
									|Colossenses 1:10|
									And we pray this in order that you may live a life worthy of the Lord and may please him in every way: bearing fruit in every good work, growing in the knowledge of God,									
     
 
- 
									
- 
				- Sugestões 
 

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva