- 
			
				- 
									 New International Version New International Version
- 
									  
 - 
									
									1
									 
									 
									|Daniel 5:1|
									King Belshazzar gave a great banquet for a thousand of his nobles and drank wine with them.									
     
 - 
									
									2
									 
									 
									|Daniel 5:2|
									While Belshazzar was drinking his wine, he gave orders to bring in the gold and silver goblets that Nebuchadnezzar his father [Or ancestor; or predecessor; also in verses 11, 13 and 18] had taken from the temple in Jerusalem, so that the king and his nobles, his wives and his concubines might drink from them.									
     
 - 
									
									3
									 
									 
									|Daniel 5:3|
									So they brought in the gold goblets that had been taken from the temple of God in Jerusalem, and the king and his nobles, his wives and his concubines drank from them.									
     
 - 
									
									4
									 
									 
									|Daniel 5:4|
									As they drank the wine, they praised the gods of gold and silver, of bronze, iron, wood and stone.									
     
 - 
									
									5
									 
									 
									|Daniel 5:5|
									Suddenly the fingers of a human hand appeared and wrote on the plaster of the wall, near the lampstand in the royal palace. The king watched the hand as it wrote.									
     
 - 
									
									6
									 
									 
									|Daniel 5:6|
									His face turned pale and he was so frightened that his knees knocked together and his legs gave way.									
     
 - 
									
									7
									 
									 
									|Daniel 5:7|
									The king called out for the enchanters, astrologers [Or Chaldeans; also in verse 11] and diviners to be brought and said to these wise men of Babylon, “Whoever reads this writing and tells me what it means will be clothed in purple and have a gold chain placed around his neck, and he will be made the third highest ruler in the kingdom.”									
     
 - 
									
									8
									 
									 
									|Daniel 5:8|
									Then all the king’s wise men came in, but they could not read the writing or tell the king what it meant.									
     
 - 
									
									9
									 
									 
									|Daniel 5:9|
									So King Belshazzar became even more terrified and his face grew more pale. His nobles were baffled.									
     
 - 
									
									10
									 
									 
									|Daniel 5:10|
									The queen, [Or queen mother] hearing the voices of the king and his nobles, came into the banquet hall. “O king, live for ever!” she said. “Don’t be alarmed! Don’t look so pale!									
     
 
- 
									
- 
				- Sugestões 
 

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva