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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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New International Version
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1
|João 5:1|
Some time later, Jesus went up to Jerusalem for a feast of the Jews.
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2
|João 5:2|
Now there is in Jerusalem near the Sheep Gate a pool, which in Aramaic is called Bethesda [Some manuscripts: Bethzatha; other manuscripts Bethsaida] and which is surrounded by five covered colonnades.
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3
|João 5:3|
Here a great number of disabled people used to lie — the blind, the lame, the paralysed.
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4
|João 5:4|
[Some less important manuscripts: paralysed — and they waited for the moving of the waters. 4 From time to time an angel of the Lord would come down and stir up the waters. The first one into the pool after each such disturbance would be cured of whatever disease he had.]
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5
|João 5:5|
One who was there had been an invalid for thirty-eight years.
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6
|João 5:6|
When Jesus saw him lying there and learned that he had been in this condition for a long time, he asked him, “Do you want to get well?”
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7
|João 5:7|
“Sir,” the invalid replied, “I have no-one to help me into the pool when the water is stirred. While I am trying to get in, someone else goes down ahead of me.”
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8
|João 5:8|
Then Jesus said to him, “Get up! Pick up your mat and walk.”
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9
|João 5:9|
At once the man was cured; he picked up his mat and walked. The day on which this took place was a Sabbath,
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10
|João 5:10|
and so the Jews said to the man who had been healed, “It is the Sabbath; the law forbids you to carry your mat.”
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Sugestões
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16 de julho LAB 563
SILENCIOSAS PALAVRAS
Provérbios 25-27
Estamos aqui, mais uma vez, felizes, alegres e empolgados, “juntos”, por dentro da Bíblia: estamos ligados em algo que é comum para nós, em algo que nos leva a um só pensamento, que é justamente o livro no qual nós cremos, a Bíblia, a Palavra de Deus.
Os provérbios que devemos ler hoje são muito interessantes e, para variar, sábios. A palavra dita ao seu tempo, na nossa leitura, diz que é como maçãs de ouro em salvas de prata. Na tradução da Nova Versão Internacional está escrito que “a palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura, numa moldura, de prata.” Ou seja, palavra certa, na hora certa, não tem dinheiro que paga. E se a palavra é boa quando é dita no tempo certo, então, é óbvio que existe também o tempo do silêncio, tempo em que é melhor não existirem as palavras.
Ao fazermos silêncio, desenvolvemos a capacidade de ouvir. Essa capacidade é tão importante como a de falar.
Isso me lembra uma história do mundo grego antigo. Diz que uma vez, teve um rapaz que pediu para que Sócrates ensinasse a ele tudo o que pudesse sobre oratória. Esse jovem queria aprender a arte de falar bem em público, buscando a ajuda, nada mais nada menos, do filósofo que foi simplesmente um dos maiores pensadores da Grécia antiga. A ele, muito se deve hoje da filosofia ocidental. Esse rapaz que queria ser aluno de Sócrates falava demais. Então, Sócrates exigiu o dobro do preço normal pelas aulas.
O rapaz ficou indignado e perguntou ao mestre:
- Mas por que o senhor está me cobrando o dobro?
Então Sócrates respondeu:
- É porque terei que ensinar a você duas ciências: uma é a que você está me pedindo, que é sobre como falar em público; mas a outra terei que ensinar antes dessa, que é acerca de como refrear a língua. Isso parece fácil: dominar a língua - Sócrates continuou explicando - mas não é. Primeiro, você precisa ser versado em conseguir dominar a língua deixando-a em repouso quando necessário, caso contrário, sofrerá grandes e graves consequências. E o pior, conseguirá gerar muita perturbação.
Essas palavras de Sócrates têm validade até hoje. O livro de Tiago ensina isso no capítulo três. Nossas palavras podem constituir tanto uma fonte de força e encorajamento quanto de fraqueza e desalento; elas podem tanto edificar quanto dilacerar.
Diante disso, o que fazer? Permita que o poder da Palavra de Deus controle sua mente, porque ela é boa. Isso você pode fazer lendo a Bíblia. Ah! E leia em silêncio, ok? Rs rs rs.
Valdeci Júnior
Fátima Silva