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      16 de novembro LAB 686

      COMEÇANDO ROMANOS
      Romanos 01-04

      George R. Knight, ao comentar sobre Romanos, dá dois gritos: “Romanos – Misericórdia para TOOOOODOS!” e “Romanos – MISERICOOOORDIA para todos!”. Estes são os berros onomatopaicos mais teológicos que já vi até hoje. Estão cunhados na capa da obra de John C. Brunt, um comentário bíblico do livro de Romanos, cujo título é “The Abundant Life Biblie Amplifier – Romans”. Trata-se de um prático guia à vida cristã abundante no livro de Romanos. Faço questão de ressaltar esse pragmatismo, porque nossos ouvidos ainda devem tinir aos brados originais desta carta. De acordo com Knight, as boas novas que ecoam através a epístola do apóstolo Paulo aos cristãos de Roma necessitam da ênfase que pode ser resumida e precisa ser eternizada em duas palavras: “misericórdia” e “todos”.
      “Os primeiros capítulos” de Romanos, explica este teólogo, “lidam com a nossa pecaminosidade e com nossa necessidade de misericórdia: todos nós pecamos e falhamos quanto ao ideal de Deus. Mas Paulo não nos deixa na forca. Depois de apontar a nossa necessidade, ele avança, ao escrever sobre a provisão divina: através de Jesus Cristo, Deus torna a salvação algo disponível para todos”. Aleluia! Esta é uma das principais mensagens do livro de Romanos. E como isto acontece? Leia-se no próprio livro, e comprove, como tais coisas são acontecíveis na realidade prática da vida!
      E é por isso que “romanos é muito mais do que apenas um tratado teológico sobre a salvação”. Isso George faz questão de ressaltar. Apesar de tantas explicações, Paulo visa tornar sua mensagem o mais prática possível: Se todos nós precisamos de misericórdia, então nenhum indivíduo ou grupo tem um espaço reservado na feira da salvação. Não! “Ninguém é inerentemente superior a qualquer outra pessoa. Nós não deveríamos julgar uns aos outros. Pelo contrário, deveríamos tratar uns aos outros com a mesma misericórdia e aceitação que Deus tem exercido sobre nós”.
      Esse papo é antigo? Pode até ser. Mas o problema é quando nós o obsoletamos. Vamos destravá-lo? Então, procure praticar o exercício de, ao encontrar a velha história da cruz, torná-la nova, fresquinha, uma vez mais na sua vida. Esta é a razão pela qual Deus estende-lhe hoje uma nova chance. É a oportunidade de ler (ou reler), na melhor biblioteca do mundo (a Bíblia), o melhor livro onde você pode encontrar chão suficiente para colocar o que estamos discutindo aqui em prática: Romanos.
      Aqui está a justificativa do nosso chamado a este desafio: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis”.

      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   New International Version

      • Capítulo 1
      • 1     |Obadias 1:1| The vision of Obadiah. This is what the Sovereign LORD says about Edom — We have heard a message from the LORD: An envoy was sent to the nations to say, “Rise, and let us go against her for battle” —
                   
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      • 2     |Obadias 1:2| “See, I will make you small among the nations; you will be utterly despised.
                   
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      • 3     |Obadias 1:3| The pride of your heart has deceived you, you who live in the clefts of the rocks [Or of Sela] and make your home on the heights, you who say to yourself, ‘Who can bring me down to the ground?’
                   
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      • 4     |Obadias 1:4| Though you soar like the eagle and make your nest among the stars, from there I will bring you down,” declares the LORD.
                   
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      • 5     |Obadias 1:5| “If thieves came to you, if robbers in the night — Oh, what a disaster awaits you — would they not steal only as much as they wanted? If grape pickers came to you, would they not leave a few grapes?
                   
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      • 6     |Obadias 1:6| But how Esau will be ransacked, his hidden treasures pillaged!
                   
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      • 7     |Obadias 1:7| All your allies will force you to the border; your friends will deceive and overpower you; those who eat your bread will set a trap for you, [The meaning of the Hebrew for this clause is uncertain.] but you will not detect it.
                   
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      • 8     |Obadias 1:8| “In that day,” declares the LORD, “will I not destroy the wise men of Edom, men of understanding in the mountains of Esau?
                   
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      • 9     |Obadias 1:9| Your warriors, O Teman, will be terrified, and everyone in Esau’s mountains will be cut down in the slaughter.
                   
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      • 10     |Obadias 1:10| Because of the violence against your brother Jacob, you will be covered with shame; you will be destroyed for ever.
                   
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