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      03 de julho LAB 550

      APRENDENDO
      SALMOS 106-110

      Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
      Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
      No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
      Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
      Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
      Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
      Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   New International Version

      • Capítulo 9
      • 1     |Zacarías 9:1| The word of the LORD is against the land of Hadrach and will rest upon Damascus — for the eyes of men and all the tribes of Israel are on the LORD — [Or Damascus. For the eye of the LORD is on all mankind, as well as on the tribes of Israel.]
                   
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      • 2     |Zacarías 9:2| and upon Hamath too, which borders on it, and upon Tyre and Sidon, though they are very skilful.
                   
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      • 3     |Zacarías 9:3| Tyre has built herself a stronghold; she has heaped up silver like dust, and gold like the dirt of the streets.
                   
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      • 4     |Zacarías 9:4| But the Lord will take away her possessions and destroy her power on the sea, and she will be consumed by fire.
                   
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      • 5     |Zacarías 9:5| Ashkelon will see it and fear; Gaza will writhe in agony, and Ekron too, for her hope will wither. Gaza will lose her king and Ashkelon will be deserted.
                   
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      • 6     |Zacarías 9:6| Foreigners will occupy Ashdod, and I will cut off the pride of the Philistines.
                   
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      • 7     |Zacarías 9:7| I will take the blood from their mouths, the forbidden food from between their teeth. Those who are left will belong to our God and become leaders in Judah, and Ekron will be like the Jebusites.
                   
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      • 8     |Zacarías 9:8| But I will defend my house against marauding forces. Never again will an oppressor overrun my people, for now I am keeping watch.
                   
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      • 9     |Zacarías 9:9| Rejoice greatly, O Daughter of Zion! Shout, Daughter of Jerusalem! See, your king [Or King] comes to you, righteous and having salvation, gentle and riding on a donkey, on a colt, the foal of a donkey.
                   
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      • 10     |Zacarías 9:10| I will take away the chariots from Ephraim and the warhorses from Jerusalem, and the battle-bow will be broken. He will proclaim peace to the nations. His rule will extend from sea to sea and from the River [That is, the Euphrates] to the ends of the earth. [Or the end of the land]
                   
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