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      04 de novembro LAB 674

      O QUE É PECADO?
      João 16-18

      “É um pecado!” Foi o que um passageiro de um ônibus coletivo, suspirou, ao contemplar, pela janela, a enorme foto de uma mulher bonita, em um outdoor. Eu não sei o que ele estava realmente querendo dizer. Pensei em algumas suposições, de o que seria o ‘pecado’, na opinião daquele paulistano: a) O ato publicitário de postar uma imagem tentadora; b) A mulher em si; c) Uma possível ação imaginária que tenha rodado em sua mente, decorrente da contemplação que fizera àquela peça. Sobre esta última hipótese, ainda há duas possibilidades da definição do seu conceito de ‘pecado’. Se ele estava imaginando-se com aquela mulher, poderia estar lamentando-se por “cair” naquela tentação, ou, poderia ainda, estar deliciando-se com seus pensamentos de luxúria, julgando-os bons, dando assim, ao pecado, uma conotação positiva. Que pecado!
      Mas o que é, realmente, ‘pecado’? Muitos crentes gostam de responder a esta pergunta com 1João 3:4, que diz que “o pecado é a transgressão da Lei”. Sim, a Bíblia diz isto. Mas não diz que é só isto. Logo, pode ser isto e algo mais, concorda? Indo mais a fundo, na outra ponta da corda, chega-se quase à filosofia (mas ainda é teologia) da consciência de que pecado é a situação humana de sua alienação de Deus. Este conceito é muito bem defendido por Frank B. Holbrook em seu livro “O Sacerdócio Expiatório de Jesus Cristo”.
      E quando Jesus estava para realizar o seu sacrifício por nós, a fim de quebrar esta alienação que existe entre o homem e Deus (Isaías 59), Ele quis deixar bem claro, sob a faceta mais prática possível, o que vem a ser realmente pecado, numa definição que já esclarecesse também o que não é pecado e ainda como não estar em pecado. Jesus, além de ter uma profundidade de conteúdo incomparável, tinha um poder de síntese fantástico. Vemos tudo isto em apenas um verso, quando Ele disse: “Do pecado, porque os homens não crêem em mim ” (João 16:9). Aqui, encontramos uma das definições bíblicas para “pecado”: deixar de crer em Deus, deixar de ter fé. A descrença desagrada tanto a Deus (Hebreus 4:17), ao ponto de, como conseqüência, causar um impacto quase irreparável no relacionamento entre o Criador e aqueles que Ele tanto ama.
      É preciso crer em Deus, porque “tudo que não provém da fé é pecado (Romanos 14:23)”. A dúvida foi o primeiro grande mal, e é a origem de todos os males (leia Gênesis 3). É por isto que a obra do Espírito Santo e a intercessão de Jesus (cf. João 16-18) são tão importantes para nós. Peça-Lhe força para crer!

      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Webster's Bible 1833

      • Capítulo 6
      • 1     |Romanos 6:1| What shall we say then? Shall we continue in sin, that grace may abound?
                   
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      • 2     |Romanos 6:2| By no means: how shall we, that are dead to sin, live any longer therein?
                   
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      • 3     |Romanos 6:3| Know ye not, that so many of us as were baptized into Jesus Christ, were baptized into his death?
                   
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      • 4     |Romanos 6:4| Therefore we are buried with him by baptism into death: that as Christ was raised from the dead by the glory of the Father, even so we also should walk in newness of life.
                   
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      • 5     |Romanos 6:5| For if we have been planted together in the likeness of his death, we shall be also in the likeness of his resurrection:
                   
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      • 6     |Romanos 6:6| Knowing this, that our old man is crucified with him, that the body of sin may be destroyed, that henceforth we should not serve sin.
                   
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      • 7     |Romanos 6:7| For he that is dead is freed from sin.
                   
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      • 8     |Romanos 6:8| Now if we are dead with Christ, we believe that we shall also live with him:
                   
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      • 9     |Romanos 6:9| Knowing that Christ, being raised from the dead, dieth no more; death hath no more dominion over him.
                   
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      • 10     |Romanos 6:10| For in that he died, he died to sin once: but in that he liveth, he liveth to God.
                   
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