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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT) -
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1
|Eclesiastes 9:1|
כי את כל זה נתתי אל לבי ולבור את כל זה אשׂר הצדיקים והחכמים ועבדיהם ביד האלהים גם אהבה גם שׁנאה אין יודע האדם הכל לפניהם
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2
|Eclesiastes 9:2|
הכל כאשׂר לכל מקרה אחד לצדיק ולרשׂע לטוב ולטהור ולטמא ולזבח ולאשׂר איננו זבח כטוב כחטא הנשׂבע כאשׂר שׂבועה ירא
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3
|Eclesiastes 9:3|
זה רע בכל אשׂר נעשׁה תחת השׂמשׂ כי מקרה אחד לכל וגם לב בני האדם מלא רע והוללות בלבבם בחייהם ואחריו אל המתים
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4
|Eclesiastes 9:4|
כי מי אשׂר יבחר אל כל החיים ישׂ בטחון כי לכלב חי הוא טוב מן האריה המת
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5
|Eclesiastes 9:5|
כי החיים יודעים שׂימתו והמתים אינם יודעים מאומה ואין עוד להם שׁכר כי נשׂכח זכרם
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6
|Eclesiastes 9:6|
גם אהבתם גם שׁנאתם גם קנאתם כבר אבדה וחלק אין להם עוד לעולם בכל אשׂר נעשׁה תחת השׂמשׂ
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7
|Eclesiastes 9:7|
לך אכל בשׁמחה לחמך ושׂתה בלב טוב יינך כי כבר רצה האלהים את מעשׁיך
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8
|Eclesiastes 9:8|
בכל עת יהיו בגדיך לבנים ושׂמן על ראשׂך אל יחסר
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9
|Eclesiastes 9:9|
ראה חיים עם אשׂה אשׂר אהבת כל ימי חיי הבלך אשׂר נתן לך תחת השׂמשׂ כל ימי הבלך כי הוא חלקך בחיים ובעמלך אשׂר אתה עמל תחת השׂמשׂ
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10
|Eclesiastes 9:10|
כל אשׂר תמצא ידך לעשׁות בכחך עשׁה כי אין מעשׁה וחשׂבון ודעת וחכמה בשׂאול אשׂר אתה הלך שׂמה
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Sugestões

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24 de Dezembro LAB 724
CULTURA MUSICAL
Apocalipse 07-09
A leitura de hoje é toda recheada de louvores cantados a Deus, pelos seres humanos, mas, no Céu. Por enquanto, costumamos louvar a Deus, mas não ainda num contexto celeste. A música de adoração usada na igreja é uma questão de gosto, cultura e legenda. E a música do Céu.
Quando perguntam-me: “qual é a melhor música para ser cantada na igreja?” costumo responder que a música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. “Tal cântico serve de instrumento de prestação de culto, de adoração?”. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, não é apropriada para a igreja. Mas isto não quer dizer que, se não serve para ser usada na igreja, então é pecaminosa. Porque em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela tranculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir musicas que se adéqüem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Precisamos musicar seguindo o conselho de Paulo em 1Tessalonicenses 5:51, analisando o contexto e as pessoas que participarão. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.
Quase tudo que cantamos aqui, não servirá para ser cantado na eternidade. Mas até onde vai o equilíbrio de sermos cultos cidadãos da Terra e do Céu ao mesmo tempo? Se quisermos esquecer-nos das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo, devemos estabelecer como padrão, o alvo. Deus aprova nossos costumes uma vez que sigamos o conselho dado através de Paulo em Filipenses 4:8. Uma vez que observarmos os diferentes aspectos das canções que usamos, como ritmo, harmonia, melodia, instrumentos, maneira de interpretação, acordes, etc., e deixarmos que suas influências seculares sejam moldadas e substituídas pelas celestes, estaremos em conformidade com o padrão de 1Coríntios 10:31.
Se a música espelha o padrão cultural, nossa expressão do Reino dos Céus através do canto se dará à proporção da adoção dos fatores culturais do Céu em nossa vida. Se não os temos, sejamos receptores da transculturação entre a nossa cultura e a do Céu ao selecionarmos músicas que consigam inserir em nós os seus atributos culturais.
Valdeci Júnior
Fátima Silva