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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT)
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1
|Malaquias 1:1|
משׁא דבר יהוה אל ישׁראל ביד מלאכי
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2
|Malaquias 1:2|
אהבתי אתכם אמר יהוה ואמרתם במה אהבתנו הלוא אח עשׁו ליעקב נאם יהוה ואהב את יעקב
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3
|Malaquias 1:3|
ואת עשׁו שׁנאתי ואשׁים את הריו שׂממה ואת נחלתו לתנות מדבר
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4
|Malaquias 1:4|
כי תאמר אדום רשׂשׂנו ונשׂוב ונבנה חרבות כה אמר יהוה צבאות המה יבנו ואני אהרוס וקראו להם גבול רשׂעה והעם אשׂר זעם יהוה עד עולם
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5
|Malaquias 1:5|
ועיניכם תראינה ואתם תאמרו יגדל יהוה מעל לגבול ישׁראל
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6
|Malaquias 1:6|
בן יכבד אב ועבד אדניו ואם אב אני איה כבודי ואם אדונים אני איה מוראי אמר יהוה צבאות לכם הכהנים בוזי שׂמי ואמרתם במה בזינו את שׂמך
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7
|Malaquias 1:7|
מגישׂים על מזבחי לחם מגאל ואמרתם במה גאלנוך באמרכם שׂלחן יהוה נבזה הוא
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8
|Malaquias 1:8|
וכי תגשׂון עור לזבח אין רע וכי תגישׂו פסח וחלה אין רע הקריבהו נא לפחתך הירצך או הישׁא פניך אמר יהוה צבאות
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9
|Malaquias 1:9|
ועתה חלו נא פני אל ויחננו מידכם היתה זאת הישׁא מכם פנים אמר יהוה צבאות
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10
|Malaquias 1:10|
מי גם בכם ויסגר דלתים ולא תאירו מזבחי חנם אין לי חפץ בכם אמר יהוה צבאות ומנחה לא ארצה מידכם
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Sugestões
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04 de agosto LAB 582
ALGUMAS EXPLICAÇÕES
IsaÃas 45-48
Quero entregar-lhe algumas chaves teológicas. Creio que com elas você conseguirá abrir as portas que interpretam o principal do texto bÃblico de hoje. Sempre que lemos uma passagem bÃblica, queremos entendê-la, não é mesmo?
Por exemplo, você consegue dar uma explicação bÃblica sobre o rei Ciro? A referência é IsaÃas 45:1-13. Nesse texto, temos a comissão de Ciro. Do verso catorze em diante, o apresentado é Deus, o Salvador de todas as nações. Uma tentativa de esboçar a primeira parte desse capÃtulo, ou melhor, a obra de Ciro, nos dá a oportunidade de aprendermos três lições:
1) As nações daquela época seriam sujeitas ao rei Ciro. Seu destino não seria governar apenas um reino. Ele seria um tipo de homem mundialmente poderoso;
2) As portas iriam abrir-se diante de Ciro;
3) Os tesouros das nações seriam entregues ao rei Ciro.
Em IsaÃas 45:4-7, encontramos as razões do chamado de Ciro: a) Para que Israel fosse liberado; b) Para que a soberania divina fosse demonstrada (o verso 7 refere-se ao mal fÃsico = calamidade).
Da mesma forma, nos versos 8-13, aprendemos que a autoridade divina não pode ser questionada, pois Deus é o Criador e Mantenedor da própria justiça. A criatura querer arguir com o Criador é uma audácia. A autoridade de Deus sobre a natureza e a História é soberana.
Mas a segunda parte de IsaÃas 45 é a mais bonita, porque apresenta Deus como o Salvador de todas as nações. A previsão do autor era a de que mesmo os gentios reconheceriam a grande verdade de que não existe outro Deus além do Senhor Jeová (versos 14 e 15). Os idólatras podem até ser confundidos, mas aqueles que confiam em Deus jamais são confundidos (versos 16 e 17). A partir do verso 18, o profeta descreve que Deus é um Deus de ordem, pois triunfa sobre o próprio caos. Ele dá pronunciamentos que são verdadeiros. Veja o apelo que Ele faz a todas as nações versos 20-24, onde nos são mostradas a futilidade do culto idólatra, a realidade de que no Senhor há salvação para todos e a consciência radical de que mesmo os rebeldes, um dia, reconhecerão a vontade de Deus. Esse apelo deveria deixar-nos boquiabertos. A intenção do Senhor é justificar TODA a descendência de Israel, inclusive, do Israel espiritual (verso 25).
Isso é um resumo de IsaÃas 45. Mas existem muitas coisas boas para explorar. Se você quiser um resumo dos outros capÃtulos, com inclusão dos capÃtulos de ontem e de anteontem, leia IsaÃas 48. Esse capÃtulo resume e conclui todo o trecho de IsaÃas 40-47.
Que o próprio Deus revele-se a você.
Valdeci Júnior
Fátima Silva