-
-
Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT)
-
-
1
|Ester 1:1|
ויהי בימי אחשׂורושׂ הוא אחשׂורושׂ המלך מהדו ועד כושׂ שׂבע ועשׁרים ומאה מדינה
-
2
|Ester 1:2|
בימים ההם כשׂבת המלך אחשׂורושׂ על כסא מלכותו אשׂר בשׂושׂן הבירה
-
3
|Ester 1:3|
בשׂנת שׂלושׂ למלכו עשׁה משׂתה לכל שׁריו ועבדיו חיל פרס ומדי הפרתמים ושׁרי המדינות לפניו
-
4
|Ester 1:4|
בהראתו את עשׂר כבוד מלכותו ואת יקר תפארת גדולתו ימים רבים שׂמונים ומאת יום
-
5
|Ester 1:5|
ובמלואת הימים האלה עשׁה המלך לכל העם הנמצאים בשׂושׂן הבירה למגדול ועד קטן משׂתה שׂבעת ימים בחצר גנת ביתן המלך
-
6
|Ester 1:6|
חור כרפס ותכלת אחוז בחבלי בוץ וארגמן על גלילי כסף ועמודי שׂשׂ מטות זהב וכסף על רצפת בהט ושׂשׂ ודר וסחרת
-
7
|Ester 1:7|
והשׂקות בכלי זהב וכלים מכלים שׂונים ויין מלכות רב כיד המלך
-
8
|Ester 1:8|
והשׂתיה כדת אין אנס כי כן יסד המלך על כל רב ביתו לעשׁות כרצון אישׂ ואישׂ
-
9
|Ester 1:9|
גם ושׂתי המלכה עשׁתה משׂתה נשׂים בית המלכות אשׂר למלך אחשׂורושׂ
-
10
|Ester 1:10|
ביום השׂביעי כטוב לב המלך ביין אמר למהומן בזתא חרבונא בגתא ואבגתא זתר וכרכס שׂבעת הסריסים המשׂרתים את פני המלך אחשׂורושׂ
-
-
Sugestões
Clique para ler IsaÃas 45-48
04 de agosto LAB 582
ALGUMAS EXPLICAÇÕES
IsaÃas 45-48
Quero entregar-lhe algumas chaves teológicas. Creio que com elas você conseguirá abrir as portas que interpretam o principal do texto bÃblico de hoje. Sempre que lemos uma passagem bÃblica, queremos entendê-la, não é mesmo?
Por exemplo, você consegue dar uma explicação bÃblica sobre o rei Ciro? A referência é IsaÃas 45:1-13. Nesse texto, temos a comissão de Ciro. Do verso catorze em diante, o apresentado é Deus, o Salvador de todas as nações. Uma tentativa de esboçar a primeira parte desse capÃtulo, ou melhor, a obra de Ciro, nos dá a oportunidade de aprendermos três lições:
1) As nações daquela época seriam sujeitas ao rei Ciro. Seu destino não seria governar apenas um reino. Ele seria um tipo de homem mundialmente poderoso;
2) As portas iriam abrir-se diante de Ciro;
3) Os tesouros das nações seriam entregues ao rei Ciro.
Em IsaÃas 45:4-7, encontramos as razões do chamado de Ciro: a) Para que Israel fosse liberado; b) Para que a soberania divina fosse demonstrada (o verso 7 refere-se ao mal fÃsico = calamidade).
Da mesma forma, nos versos 8-13, aprendemos que a autoridade divina não pode ser questionada, pois Deus é o Criador e Mantenedor da própria justiça. A criatura querer arguir com o Criador é uma audácia. A autoridade de Deus sobre a natureza e a História é soberana.
Mas a segunda parte de IsaÃas 45 é a mais bonita, porque apresenta Deus como o Salvador de todas as nações. A previsão do autor era a de que mesmo os gentios reconheceriam a grande verdade de que não existe outro Deus além do Senhor Jeová (versos 14 e 15). Os idólatras podem até ser confundidos, mas aqueles que confiam em Deus jamais são confundidos (versos 16 e 17). A partir do verso 18, o profeta descreve que Deus é um Deus de ordem, pois triunfa sobre o próprio caos. Ele dá pronunciamentos que são verdadeiros. Veja o apelo que Ele faz a todas as nações versos 20-24, onde nos são mostradas a futilidade do culto idólatra, a realidade de que no Senhor há salvação para todos e a consciência radical de que mesmo os rebeldes, um dia, reconhecerão a vontade de Deus. Esse apelo deveria deixar-nos boquiabertos. A intenção do Senhor é justificar TODA a descendência de Israel, inclusive, do Israel espiritual (verso 25).
Isso é um resumo de IsaÃas 45. Mas existem muitas coisas boas para explorar. Se você quiser um resumo dos outros capÃtulos, com inclusão dos capÃtulos de ontem e de anteontem, leia IsaÃas 48. Esse capÃtulo resume e conclui todo o trecho de IsaÃas 40-47.
Que o próprio Deus revele-se a você.
Valdeci Júnior
Fátima Silva