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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 Darby Version Darby Version
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									1
									 
									 
									|2 Reis 7:1|
									And Elisha said, Hear the word of Jehovah. Thus saith  Jehovah: To-morrow about this time shall the measure of fine  flour be at a shekel, and two measures of barley at a shekel,  in the gate of Samaria.									
     
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									2
									 
									 
									|2 Reis 7:2|
									And the captain on whose hand the king leaned answered the  man of God and said, Behold, if Jehovah should make windows in  the heavens, would this thing be? And he said, Behold, thou  shalt see it with thine eyes, but shalt not eat thereof.									
     
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									3
									 
									 
									|2 Reis 7:3|
									And there were four leprous men at the entrance of the gate,  and they said one to another, Why do we abide here until we  die?									
     
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									4
									 
									 
									|2 Reis 7:4|
									If we say, Let us enter into the city, the famine is in the  city, and we shall die there; and if we abide here, we shall  die. And now come, let us fall away to the camp of the Syrians:  if they save us alive, we shall live; and if they put us to  death, we shall but die.									
     
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									5
									 
									 
									|2 Reis 7:5|
									And they rose up in the dusk to go to the camp of the  Syrians; and they came to the extremity of the camp of the  Syrians; and behold, there was no man there.									
     
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									6
									 
									 
									|2 Reis 7:6|
									For the Lord had made the army of the Syrians to hear a  noise of chariots, and a noise of horses, a noise of a great  host; and they said one to another, Behold, the king of Israel  has hired against us the kings of the Hittites, and the kings  of the Egyptians, to come upon us.									
     
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									7
									 
									 
									|2 Reis 7:7|
									And they rose up and fled in the dusk, and left their tents,  and their horses, and their asses, the camp as it was, and fled  for their life.									
     
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									8
									 
									 
									|2 Reis 7:8|
									And those lepers came to the extremity of the camp; and they  went into one tent, and ate and drank, and carried thence  silver and gold, and garments, and went and hid it; and they  came again, and entered into another tent, and carried thence,  and went and hid [it].									
     
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									9
									 
									 
									|2 Reis 7:9|
									And they said one to another, We are not doing right; this  day is a day of good tidings, and we hold our peace: if we  tarry till the morning light, the iniquity will find us out;  and now come, let us go and tell the king's household.									
     
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									10
									 
									 
									|2 Reis 7:10|
									And they came and called to the porters of the city, and  told them saying, We came to the camp of the Syrians, and  behold, there was no one there, no sound of man, but the horses  tied, and the asses tied, and the tents as they were.									
     
 
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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva