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      23 de julho LAB 570

      INICIANDO ISAÍAS
      Isaías 01-04

      Estou muito feliz, pois hoje estamos dando início à leitura de um dos livros mais lindos da Bíblia. Com uma teologia profunda, apresenta-se a mim, e a você também, o livro de Isaías. Eu gosto muito do livro de Isaías. Com certeza, é um grande livro, em todos os aspectos.
      Acho que uma postura muito importante que o leitor deve ter ao sentar-se para ler esse livro, é estar atinado para as seguintes descobertas:
      • Situar as profecias do livro em seu contexto histórico
      • Descobrir, onde for possível, a intenção messiânica de Isaías
      • Definir a contribuição que o livro de Isaías pode dar para o desenvolvimento da teologia bíblica.
      Para lograr estas assimilações, não é preciso ser teólogo. Qualquer pessoa disposta a ser um estudioso dedicado poderá fazer isso. Para começar, vou ajudar-lhe hoje, com os quatro primeiros capítulos.
      Isaías 1 – Apresenta os discursos poéticos. Eles têm uma composição interessante. Na maior parte, são pequenos oráculos. E você pode identificar onde cada um desses poemas começa e termina. Embora de forma implícita, eles têm introdução e conclusão. O primeiro destes oráculos dá um diagnóstico magistral do que estava errado com a vida religiosa da nação judaica.
      Subdivisões deste capítulo:
      a) Versos 1 a 20: Uma descrição da situação espiritual da nação.
      b) Versos 21 a 26: Um anseio de que a cidade infiel se tornaria fiel.
      c) Versos 27 e 28: Sião seria remetida pelo direito e pela justiça.
      d) Versos 29 a 31: A condenação de Deus ao culto da fertilidade.
      Para você que é fiel a Deus, não haverá espanto ao ler tais linhas.
      Isaías 2 a 4 – Esses três capítulos formam um só bloco. A explanação do profeta aqui segue a seguinte ordem: A esperança de Deus quanto a Jerusalém; A apresentação da verdadeira condição espiritual e moral de Jerusalém; e a visão de um remanescente que seria salvo. Isso tem tudo a ver conosco, que somos o povo da esperança. Você vai identificar-se com esta leitura.
      Se existe uma palavra que combina com o livro de Isaías, é “Salvação”. Creio que esta é a principal palavra que faz com que a teologia de Isaías tenha tudo a ver com a nossa realidade atual. Tem gente que indaga assim: “Dá-me uma boa razão para que eu queira ir para o Céu”. Para perguntas assim, minha resposta é: “Olha, daqui uns 30 anos, nossa vida aqui vai terminar. E eu quero continuar vivendo. Por isso, quero ir para o Céu. Se você só quer viver 70 anos e pronto, ou se quer viver mais, aí é contigo”.
      O que acha? Isaías tem a resposta.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 2
      • 1     |2 Coríntios 2:1| Sed mi decidis por mi mem, ke mi ne venos al vi denove en malgxojo.
                   
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      • 2     |2 Coríntios 2:2| CXar se mi vin malgxojigas, kiu do min gxojigas, krom tiu, kiu estas malgxojigata de mi?
                   
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      • 3     |2 Coríntios 2:3| Kaj mi skribis tion saman, por ke, veninte, mi ne havu malgxojon de tiuj, pri kiuj mi devus gxoji, fidante pri vi cxiuj, ke mia gxojo estas la gxojo de vi cxiuj.
                   
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      • 4     |2 Coríntios 2:4| CXar el multe da aflikto kaj kora dolorego mi skribis al vi kun multaj larmoj, ne por ke vi malgxoju, sed ke vi sciu la amon, kiun mi havas al vi abunde.
                   
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      • 5     |2 Coríntios 2:5| Sed se iu kauxzis malgxojon, li kauxzis malgxojon ne al mi, sed parte (por ne tro forte vin premi) al vi cxiuj.
                   
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      • 6     |2 Coríntios 2:6| Suficxa al tia homo estas tiu puno, farita de la plimulto;
                   
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      • 7     |2 Coríntios 2:7| pro tio, kontrauxe, vi devus lin pardoni kaj konsoli, por ke tia homo neniel forglutigxu per sia troa malgxojo.
                   
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      • 8     |2 Coríntios 2:8| Tial mi petegas vin, ke vi konfirmu al li vian amon.
                   
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      • 9     |2 Coríntios 2:9| GXuste por tio mi ja skribis, ke mi vin provu, cxu vi en cxio estas obeemaj.
                   
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      • 10     |2 Coríntios 2:10| Sed al kiu vi pardonas ion, mi ankaux; cxar kion mi ankaux pardonis, se mi ion pardonis, mi tion faris pro vi antaux Kristo,
                   
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