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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Giovanni Diodati Bible (1649)
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1
|1 Reis 10:1|
ORA la regina di Seba, avendo intesa la fama di Salomone nel Nome del Signore, venne per far prova di lui con enimmi.
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2
|1 Reis 10:2|
Ed entrò in Gerusalemme con un grandissimo seguito e con cammelli carichi di aromati, e con grandissima quantità d´oro, e di pietre preziose; e venne a Salomone, e parlò con lui di tutto ciò ch´ella avea nel cuore.
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3
|1 Reis 10:3|
E Salomone le dichiarò tutto quello ch´ella propose; ei non vi fu cosa alcuna occulta al re, ch´egli non le dichiarasse.
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4
|1 Reis 10:4|
Laonde le regina di Seba, veggendo tutta la sapienza di Salomone, e la casa ch´egli avea edificata;
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5
|1 Reis 10:5|
e le vivande della sua tavola, e le stanze de´ suoi servitori, e l´ordine del servire de´ suoi ministri, e i lor vestimenti, e i suoi coppieri, e gli olocausti ch´egli offeriva nella Casa del Signore, svenne tutta.
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6
|1 Reis 10:6|
E disse al re: Ciò che io avea inteso nel mio paese de´ fatti tuoi, e della tua sapienza, era ben la verità.
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7
|1 Reis 10:7|
Ma io non credeva quello che se ne diceva, finchè io non son venuta, e che gli occhi miei non l´hanno veduto; ora ecco, non me n´era stata rapportata la metà; tu sopravanzi in sapienza ed in eccellenza la fama che io ne avea intesa.
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8
|1 Reis 10:8|
Beati gli uomini tuoi; beati questi tuoi servitori, che stanno del continuo davanti a te, che odono la tua sapienza.
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9
|1 Reis 10:9|
Sia benedetto il Signore Iddio tuo, il quale ti ha gradito, per metterti sopra il trono d´Israele, per l´amor che il Signore porta in eterno ad Israele; e ti ha costituito re, per far ragione e giustizia.
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10
|1 Reis 10:10|
Poi ella donò al re centoventi talenti d´oro, e gran quantità d´aromati, e di pietre preziose. Mai più non vennero cotali aromati, in gran quantità, come la regina di Seba ne donò al re Salomone.
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Sugestões
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03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva