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      17 de Dezembro LAB 717

      TIAGO
      Tiago

      “A Epístola de Tiago é um dos livros que mais duramente teve que lutar para obter sua incorporação ao Novo Testamento. E ainda depois de ter chegado a ser considerada como parte da Escritura, foi mencionada com certa reserva e suspicácia. Até em época tão tardia como o século XVI Lutero de boa vontade a teria eliminado totalmente do Novo Testamento (William Barclay)”.
      De acordo com o Comentário Bíblico Moody, o conteúdo de Tiago “é um pedido em prol do cristianismo vital. Herder captou o teor deste livro quando escreveu: ‘Que nobre é o homem que fala nesta Epístola! Que incansável paciência no sofrimento! Que grandeza na pobreza! Que alegria na tristeza! Simplicidade, sinceridade, confiança direta na oração! Como ele quer ação! Ação, não palavras . . . não uma fé morta!’ (citado por F.W. Farrar em The Early Days of Christianity, pág. 324).
      “No verdadeiro espírito dá literatura da Sabedoria, Tiago maneja muitos e diferentes assuntos. Seus parágrafos curtos e abruptos já foram comparados a um colar de pérolas - cada um é uma entidade separada em si mesmo. Há algumas transições lógicas, mas em grande pane as transições são abruptas ou nem existem. Este fenômeno toma impossível um esboço no sentido usual. Aqui está, entretanto, uma lista dos assuntos tratados na ordem de sua ocorrência na epístola”.
      “A epístola de Tiago é um dos escritos mais instrutivos do Novo Testamento. Dirigida principalmente contra os erros particulares da época, produzidos entre os cristãos judeus, não contém as mesmas declarações doutrinárias completas de outras epístolas, mas apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos os crentes. Aqui estão manifestas as principais verdades do cristianismo, e se considerada com atenção, demonstrará que coincidem inteiramente com as declarações de Paulo acerca da graça e da justificação, abundando ao mesmo tempo em sérias exortações à paciência da esperança e à obediência da fé e do amor, mescladas com advertências, repreensões e exortações conforme os assuntos tratados. As verdades aqui expostas são muito sérias, e é necessário que em todo o tempo se sustenham e se observem as regras para sua prática. Em Cristo não há ramos mortos ou sem seiva, e a fé não é uma graça ociosa; onde quer que esteja, produz fruto em obras (Mathew Henry)”.
      O que surpreende em Tiago é que somente em duas ocasiões se menciona o nome de Jesus (1:1; 2:1); e também que nada se diz acerca da Sua vida, morte e ressurreição. No entanto, a fé do autor inspira todo o discurso e se faz manifesta nas referências ao “bom nome”. Suas expectativas fervorosas com respeito à igreja primitiva devem servir-nos de exemplo.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Giovanni Diodati Bible (1649)

      • Capítulo 22
      • 1     |1 Reis 22:1| ORA i Siri e gl´Israeliti stettero tre anni senza guerra fra loro.
                   
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      • 2     |1 Reis 22:2| Ma l´anno terzo, essendo Giosafat, re di Giuda, sceso al re d´Israele,
                   
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      • 3     |1 Reis 22:3| il re d´Israele disse a´ suoi servitori: Non sapete voi che Ramot di Galaad è nostra? e pur noi non parliamo di ripigliarla dalle mani del re di Siria.
                   
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      • 4     |1 Reis 22:4| Poi disse a Giosafat: Andrai tu meco alla guerra contro a Ramot di Galaad? E Giosafat disse al re d´Israele: Fa´ conto di me come di te, e della mia gente come della tua, e de´ miei cavalli come de´ tuoi.
                   
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      • 5     |1 Reis 22:5| Ma Giosafat disse al re d´Israele: Deh! domanda oggi la parola del Signore.
                   
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      • 6     |1 Reis 22:6| E il re d´Israele adunò i profeti, in numero d´intorno a quattrocent´uomini, e disse loro: Andrò io alla guerra contro a Ramot di Galaad; ovvero, me ne rimarrò io? Ed essi dissero: Vacci; e il Signore la darà nelle mani del re.
                   
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      • 7     |1 Reis 22:7| Ma Giosafat disse: Evvi qui più niun profeta del Signore, il quale noi domandiamo?
                   
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      • 8     |1 Reis 22:8| E il re d´Israele disse a Giosafat: Vi è bene ancora un uomo, per lo quale noi potremmo domandare il Signore; ma io l´odio; perciocchè egli non mi profetizza giammai del bene, anzi del male; egli è Mica, figliuolo di Imla. E Giosafat disse: Il re non dica così.
                   
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      • 9     |1 Reis 22:9| Allora il re d´Israele chiamò un eunuco, e gli disse: Fa´ prestamente venir Mica, figliuolo d´Imla.
                   
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      • 10     |1 Reis 22:10| Ora il re d´Israele, e Giosafat, re di Giuda, sedevano ciascuno sopra il suo seggio, vestiti d´abiti reali, nell´aia che è all´entrata della porta di Samaria, e tutti i profeti profetizzavano in presenza loro.
                   
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