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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Giovanni Diodati Bible (1649)
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1
|Êxodo 26:1|
FA´ ancora il Padiglione, di dieci teli di fin lino ritorto, di violato, di porpora, e di scarlatto; e fa´ que´ teli lavorati a cherubini di lavoro di disegno.
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2
|Êxodo 26:2|
Sia la lunghezza d´un telo di ventotto cubiti, e la larghezza di quattro cubiti; sieno tutti que´ teli di una stessa misura.
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3
|Êxodo 26:3|
Sieno cinque teli accoppiati l´uno con l´altro, e cinque altri teli parimente accoppiati l´uno con l´altro.
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4
|Êxodo 26:4|
E fa´ de´ lacciuoli di violato all´orlo dell´uno de´ teli, che sarà all´estremità dell´uno degli accoppiamenti; fa´ il simigliante ancora nell´orlo del telo estremo nel secondo accoppiamento.
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5
|Êxodo 26:5|
Fa´ cinquanta lacciuoli nell´uno di que´ teli, e parimente cinquanta lacciuoli all´estremità del telo che sarà al secondo accoppiamento; sieno i lacciuoli dirincontro l´uno all´altro.
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6
|Êxodo 26:6|
Fa´ ancora cinquanta graffi d´oro, e accoppia que´ teli, l´uno con l´altro con que´ graffi; e così sia il Padiglione giunto in uno.
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7
|Êxodo 26:7|
Fa´, oltre a ciò, sopra il Padiglione una Tenda a teli di pel di capra; fai undici di que´ teli.
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8
|Êxodo 26:8|
Sia la lunghezza di un telo di trenta cubiti, e la larghezza di quattro cubiti; sieno gli undici teli di una stessa misura.
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9
|Êxodo 26:9|
E accoppia cinque di que´ teli da parte, e sei da parte; e raddoppia il sesto telo in su la parte anteriore del Tabernacolo.
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10
|Êxodo 26:10|
E fa´ cinquanta lacciuoli all´orlo dell´un de´ teli, che sarà l´estremo del primo accoppiamento; e parimente cinquanta lacciuoli all´orlo del telo estremo del secondo accoppiamento.
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Sugestões
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02 de julho LAB 549
UM PROBLEMA DOS NOTICIÁRIOS
SALMOS 100-105
Você gosta de assistir aos noticiários na TV? “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará” (Salmo 101:3).
Há anos, perdi o hábito de assistir aos telejornais ou revistas eletrônicas dos principais canais de TV. Hoje, leio alguma coluna de reflexão ou matéria de turismo em alguma fonte impressa esporadicamente. Pensei que passaria a ser alguém, como dizem, “desinformado”. Para minha surpresa, além de não perder nada, passei a ter uma percepção mais aguçada para muitas coisas. E se você duvida, para argumentar o contrário, experimente primeiro passar um semestre sem se abeberar dessas fontes, pelo menos. Vai descobrir o mesmo.
Quando dizemos que precisamos de todas as informações transmitidas pela mídia para ser pessoas bem informadas, estamos estreitando a dimensão universal de tudo o que existe. Como seria possível colocar a totalidade dos fatos ocorridos em todos os horários e locais, os procedimentos, contextos, ideias e pessoas, em espaços tão limitados de veiculação informativa? É óbvio que o divulgador opta por divulgar o que quer. Como quer ser visto, usa como critério para esse filtro, o que seu contemplador gostará de assistir. Como Satanás nos aguça a gostar mais daquilo que não presta, aí entra o sensacionalismo.
A prática do jornal é um sensacionalismo não assumido (muitos discordam disso) exatamente por distorcer diante do seu consumidor final o universalismo da realidade. Se você gastar as 12 horas claras do dia na movimentação urbana, provavelmente verá muita coisa normal e até boa. Mas, na sua TV, verá um quadro de desgraças repintando a mesma realidade. Você viu inúmeras esquinas e cruzamentos apertadíssimos, com intensa complexidade semafórica, onde milhares de automóveis e pedestres cruzaram durante o dia sem colidir. Porém, no telejornal, contemplará, como se fosse um todo da realidade urbana, os isoladíssimos acidentes de trânsito que aconteceram; foram farejados, chafurdados e exibidos. Por que o jornalista não gastou seu tempo mostrando como o trânsito é complexo e funciona relativamente tão bem? Por que não empregou seus esforços em fazer uma matéria que ensinasse como ter mais destrezas, percepção e cuidados em pontos específicos do tráfego que são críticos? Na linguagem técnica, não é “matéria quente”. Ou seja, é a notícia que não vende e não conquista audiência. Uma das características do sensacionalismo é a de não se preocupar com o que a pessoa precisa ver, mas somente com o que ela quer ver. A partir desta bitolação, a prioridade de formar, educar e redimir é sacrificada. Qual a vantagem em assistir a notificação de um acidente de trânsito? É melhor ler minha Bíblia.
Valdeci Júnior
Fátima Silva