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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Giovanni Diodati Bible (1649) -
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1
|Êxodo 39:1|
POI del violato, e della porpora e dello scarlatto, coloro fecero i vestimenti del servigio, per fare il ministerio nel Santuario; e anche fecero i vestimenti sacri per Aaronne; come il Signore avea comandato a Mosè.
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2
|Êxodo 39:2|
Fecero adunque l´Efod d´oro, di violato, e di porpora, e di scarlatto, e di fin lino ritorto.
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3
|Êxodo 39:3|
E assottigliarono delle piastre d´oro e le tagliarono per fila, per metterle in opera per mezzo il violato, e per mezzo la porpora, e per mezzo lo scarlatto, e per mezzo il fin lino, in lavoro di disegno.
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4
|Êxodo 39:4|
E fecero a quello degli omerali che si accoppiavano insieme; e così l´Efod era accoppiato dai suoi due capi.
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5
|Êxodo 39:5|
E il disegno del fregio ch´era sopra l´Efod, era tirato dell´Efod istesso, e del medesimo lavoro, d´oro, e di violato, e di porpora, e di scarlatto, e di fin lino ritorto; come il Signore avea comandato a Mosè.
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6
|Êxodo 39:6|
Lavorarono ancora le pietre onichine, intorniate di castoni d´oro, nelle quali erano scolpiti i nomi de´ figliuoli d´Israele, a lavoro d´intagli di suggello.
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7
|Êxodo 39:7|
E le misero sopra gli omerali dell´Efod, per esser pietre di ricordanza per li figliuoli d´Israele; come il Signore avea comandato a Mosè.
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8
|Êxodo 39:8|
Fecero, oltre a ciò, il Pettorale, di lavoro di disegno, e dell´istesso lavoro dell´Efod, d´oro, di violato, e di porpora, e di scarlatto, e di fin lino ritorto.
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9
|Êxodo 39:9|
Il Pettorale era quadrato ed essi lo fecero doppio; la sua lunghezza era d´una spanna, e la sua larghezza d´una spanna; ed era doppio.
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10
|Êxodo 39:10|
E incastrarono in esso quattro ordini di pietre; nel primo v´era un sardonio, un topazio, e uno smeraldo.
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva