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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Giovanni Diodati Bible (1649)
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1
|Êxodo 39:1|
POI del violato, e della porpora e dello scarlatto, coloro fecero i vestimenti del servigio, per fare il ministerio nel Santuario; e anche fecero i vestimenti sacri per Aaronne; come il Signore avea comandato a Mosè.
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|Êxodo 39:2|
Fecero adunque l´Efod d´oro, di violato, e di porpora, e di scarlatto, e di fin lino ritorto.
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3
|Êxodo 39:3|
E assottigliarono delle piastre d´oro e le tagliarono per fila, per metterle in opera per mezzo il violato, e per mezzo la porpora, e per mezzo lo scarlatto, e per mezzo il fin lino, in lavoro di disegno.
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4
|Êxodo 39:4|
E fecero a quello degli omerali che si accoppiavano insieme; e così l´Efod era accoppiato dai suoi due capi.
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5
|Êxodo 39:5|
E il disegno del fregio ch´era sopra l´Efod, era tirato dell´Efod istesso, e del medesimo lavoro, d´oro, e di violato, e di porpora, e di scarlatto, e di fin lino ritorto; come il Signore avea comandato a Mosè.
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6
|Êxodo 39:6|
Lavorarono ancora le pietre onichine, intorniate di castoni d´oro, nelle quali erano scolpiti i nomi de´ figliuoli d´Israele, a lavoro d´intagli di suggello.
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7
|Êxodo 39:7|
E le misero sopra gli omerali dell´Efod, per esser pietre di ricordanza per li figliuoli d´Israele; come il Signore avea comandato a Mosè.
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8
|Êxodo 39:8|
Fecero, oltre a ciò, il Pettorale, di lavoro di disegno, e dell´istesso lavoro dell´Efod, d´oro, di violato, e di porpora, e di scarlatto, e di fin lino ritorto.
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|Êxodo 39:9|
Il Pettorale era quadrato ed essi lo fecero doppio; la sua lunghezza era d´una spanna, e la sua larghezza d´una spanna; ed era doppio.
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10
|Êxodo 39:10|
E incastrarono in esso quattro ordini di pietre; nel primo v´era un sardonio, un topazio, e uno smeraldo.
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva