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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Giovanni Diodati Bible (1649) -
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1
|Ezequiel 40:1|
NELL´anno venticinquesimo della nostra cattività, nel principio dell´anno, nel decimo giorno del mese, nell´anno quartodecimo da che la città fu percossa; in quell´istesso giorno la mano del Signore fu sopra me, ed egli mi menò là.
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2
|Ezequiel 40:2|
Egli mi menò nel paese d´Israele, in visioni di Dio; e mi posò sopra un monte altissimo, sopra il quale, dal Mezzodì, vi era come un edificio di città.
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3
|Ezequiel 40:3|
E come egli mi ebbe menato là, ecco un uomo, il cui sembiante pareva di rame, ed avea in mano un fil di lino, ed una canna da misurare; ed egli stava in piè in su la porta.
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4
|Ezequiel 40:4|
E quell´uomo parlò a me, dicendo: Figliuol d´uomo, riguarda con gli occhi, ed ascolta con le orecchie, e pon mente a tutte le cose che io ti mostro; perciocchè tu sei stato menato qua, per fartele vedere; fa´ assapere alla casa d´Israele tutte le cose che tu vedi.
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5
|Ezequiel 40:5|
Or ecco un muro di fuori della casa d´ogn´intorno. E quell´uomo, avendo in mano una canna da misurare, di sei cubiti e d´un palmo, misurò la larghezza di quell´edificio, ed era d´una canna; e l´altezza, ed era parimente di una canna.
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6
|Ezequiel 40:6|
Poi venne ad una porta che guardava verso il Levante, e salì per li gradi di essa, e misurò l´un degli stipiti della porta, ed era d´una canna di larghezza; poi l´altro, ed era parimente d´una canna di larghezza.
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7
|Ezequiel 40:7|
Poi misurò le logge, e ciascuna d´esse era d´una canna di lunghezza, e d´una canna di larghezza; e fra l´una loggia e l´altra vi era lo spazio di cinque cubiti; poi misurò il limitar della porta d´appresso al portale della casa di dentro, ed era d´una canna.
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8
|Ezequiel 40:8|
Poi egli misurò il portale della porta di dentro, ed era d´una canna.
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9
|Ezequiel 40:9|
Poi misurò ancora il portale della porta, ed era d´otto cubiti; e le sue fronti, ed erano di due cubiti; e l´antiporto della porta era indentro.
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10
|Ezequiel 40:10|
E le logge della porta, verso il Levante, erano tre di qua, e tre di là; tutte e tre erano d´una medesima misura; parimente d´una stessa misura erano le fronti di qua, e di là.
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva