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      11 de Dezembro LAB 711

      AMOROSO E ÚTIL
      Filemom

      Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
      Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
      Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
      Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
      A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.



      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Kutsal İncil

      • Capítulo 10
      • 1     |Oséias 10:1| İsrail serpilen bir asmaya benzer,
        Meyvesini veriyor.
        Meyvesi arttıkça,
        Sunakları da arttı.
        Ülkesi zenginleştikçe,
        Onu güzel dikili taşlarla donattı.
                   
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      • 2     |Oséias 10:2| İçleri yalan doldu,
        Şimdi suçlarının cezasını taşımalılar.
        RAB sunaklarını yıkacak,
        Dikili taşlarını yok edecek.
                   
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      • 3     |Oséias 10:3| O zaman, ‹‹Kralsız kaldık›› diyecekler,
        ‹‹Çünkü RABden korkmadık.
        Kralımız olsa bile,
        Ne yapabilirdi bize?››
                   
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      • 4     |Oséias 10:4| Antlaşma yaparken,
        Boş sözler veriyor, yalan yere ant içiyorlar,
        Bu yüzden davalar, sürülmüş tarladaki zehirli ot gibi boy veriyor.
                   
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      • 5     |Oséias 10:5| Samiriyede yaşayanlar
        Beytavendeki inek putu yüzünden korkuya kapılacak.
        Halkı onun ardından yas tutacak,
        Onun görkemiyle coşan putperest kâhinler
        Oradan sürgün edildiği için dövünecek.
                   
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      • 6     |Oséias 10:6| Put armağan olarak büyük krala, Asura götürülecek.
        Efrayim rezil olacak,
        İsrail aldığı öğütten utanacak.
                   
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      • 7     |Oséias 10:7| Samiriye, Kralıyla birlikte
        Su üstündeki çubuk gibi akıp gidecek.
                   
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      • 8     |Oséias 10:8| İsrailin günahı olan Avendeki puta tapılan yerler yok olacak,
        Sunaklarını dikenler, devedikenleri saracak.
        O zaman dağlara, ‹‹Bizi örtün!››,
        Tepelere, ‹‹Üzerimize düşün!›› diyecekler.
                   
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      • 9     |Oséias 10:9| ‹‹Ey İsrail, Givada geçirdiğin günlerden beri
        Günah işledin.
        Orada direndiniz bana.
        Kötülere karşı açılan savaş
        Givada size erişemez mi?
                   
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      • 10     |Oséias 10:10| İstediğim zaman onları cezalandıracağım,
        Çifte günahlarına bağlandıkları zaman,
        Uluslar toplanacak onlara karşı.
                   
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