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      17 de Dezembro LAB 717

      TIAGO
      Tiago

      “A Epístola de Tiago é um dos livros que mais duramente teve que lutar para obter sua incorporação ao Novo Testamento. E ainda depois de ter chegado a ser considerada como parte da Escritura, foi mencionada com certa reserva e suspicácia. Até em época tão tardia como o século XVI Lutero de boa vontade a teria eliminado totalmente do Novo Testamento (William Barclay)”.
      De acordo com o Comentário Bíblico Moody, o conteúdo de Tiago “é um pedido em prol do cristianismo vital. Herder captou o teor deste livro quando escreveu: ‘Que nobre é o homem que fala nesta Epístola! Que incansável paciência no sofrimento! Que grandeza na pobreza! Que alegria na tristeza! Simplicidade, sinceridade, confiança direta na oração! Como ele quer ação! Ação, não palavras . . . não uma fé morta!’ (citado por F.W. Farrar em The Early Days of Christianity, pág. 324).
      “No verdadeiro espírito dá literatura da Sabedoria, Tiago maneja muitos e diferentes assuntos. Seus parágrafos curtos e abruptos já foram comparados a um colar de pérolas - cada um é uma entidade separada em si mesmo. Há algumas transições lógicas, mas em grande pane as transições são abruptas ou nem existem. Este fenômeno toma impossível um esboço no sentido usual. Aqui está, entretanto, uma lista dos assuntos tratados na ordem de sua ocorrência na epístola”.
      “A epístola de Tiago é um dos escritos mais instrutivos do Novo Testamento. Dirigida principalmente contra os erros particulares da época, produzidos entre os cristãos judeus, não contém as mesmas declarações doutrinárias completas de outras epístolas, mas apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos os crentes. Aqui estão manifestas as principais verdades do cristianismo, e se considerada com atenção, demonstrará que coincidem inteiramente com as declarações de Paulo acerca da graça e da justificação, abundando ao mesmo tempo em sérias exortações à paciência da esperança e à obediência da fé e do amor, mescladas com advertências, repreensões e exortações conforme os assuntos tratados. As verdades aqui expostas são muito sérias, e é necessário que em todo o tempo se sustenham e se observem as regras para sua prática. Em Cristo não há ramos mortos ou sem seiva, e a fé não é uma graça ociosa; onde quer que esteja, produz fruto em obras (Mathew Henry)”.
      O que surpreende em Tiago é que somente em duas ocasiões se menciona o nome de Jesus (1:1; 2:1); e também que nada se diz acerca da Sua vida, morte e ressurreição. No entanto, a fé do autor inspira todo o discurso e se faz manifesta nas referências ao “bom nome”. Suas expectativas fervorosas com respeito à igreja primitiva devem servir-nos de exemplo.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Kutsal İncil

      • Capítulo 9
      • 1     |Oséias 9:1| Ey İsrail, öteki halklar gibi sevinme, coşma!
        Çünkü kendi Tanrına vefasızlık ederek zina ettin,
        Harman yerlerinin tümünde zina kazancına gönül verdin.
                   
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      • 2     |Oséias 9:2| Ama harman yeri, şarap teknesi halkı doyurmayacak,
        Yeni şarap umutları boşa çıkacak.
                   
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      • 3     |Oséias 9:3| RABbin diyarında kalmayacaklar,
        Mısıra dönecek Efrayim,
        Asurda kirli sayılan şeyleri yiyecekler.
                   
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      • 4     |Oséias 9:4| RABbe şarap sunuları dökmeyecekler,
        Onu hoşnut etmeyecek kurbanları.
        Kurbanları yas yemeğine dönecek,
        Kirli sayılacak onları yiyenlerin hepsi.
        Yalnız kendi karınlarını doyuracak yiyecekleri,
        RABbin Tapınağına girmeyecek.
                   
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      • 5     |Oséias 9:5| Ne yapacaksınız dinsel bayramlarda,
        RABbin bayram gününde?
                   
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      • 6     |Oséias 9:6| Yıkımdan kaçsalar bile,
        Mısır bir araya toplayacak onları,
        Mof gömecek.
        Değerli gümüş eşyalarını yabanıl otlar saracak,
        Diken bitecek çadırlarında.
                   
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      • 7     |Oséias 9:7| Onların ceza günleri geldi,
        Hesap günleri çattı.
        Bunu bilsin İsrail!
        Suçunuzun çokluğundan,
        Düşmanlığınızın büyüklüğü yüzünden,
        Peygamber aptal, ruhsal insan deli sayıldı.
                   
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      • 8     |Oséias 9:8| Peygamber Tanrımın yanısıra Efrayime gözcülük eder,
        Ama tuzak kurulmuş bütün yollarına,
        Düşmanlık var Tanrının Tapınağında.
                   
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      • 9     |Oséias 9:9| Alabildiğine yozlaştılar,
        Givada olduğu gibi.
        Tanrı suçlarını anımsayacak,
        Günahlarının cezasını verecek.
                   
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      • 10     |Oséias 9:10| ‹‹İsrail çölde
        Bir salkım üzüm gibi geldi bana,
        Atalarıysa incir ağacının ilk ürünü gibi.
        Ama Baal-Peora geldiklerinde
        Utanç dolu puta adadılar kendilerini,
        Sevdikleri şey kadar iğrenç oldular.
                   
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