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      11 de Dezembro LAB 711

      AMOROSO E ÚTIL
      Filemom

      Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
      Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
      Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
      Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
      A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.



      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Kutsal İncil

      • Capítulo 9
      • 1     |Oséias 9:1| Ey İsrail, öteki halklar gibi sevinme, coşma!
        Çünkü kendi Tanrına vefasızlık ederek zina ettin,
        Harman yerlerinin tümünde zina kazancına gönül verdin.
                   
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      • 2     |Oséias 9:2| Ama harman yeri, şarap teknesi halkı doyurmayacak,
        Yeni şarap umutları boşa çıkacak.
                   
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      • 3     |Oséias 9:3| RABbin diyarında kalmayacaklar,
        Mısıra dönecek Efrayim,
        Asurda kirli sayılan şeyleri yiyecekler.
                   
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      • 4     |Oséias 9:4| RABbe şarap sunuları dökmeyecekler,
        Onu hoşnut etmeyecek kurbanları.
        Kurbanları yas yemeğine dönecek,
        Kirli sayılacak onları yiyenlerin hepsi.
        Yalnız kendi karınlarını doyuracak yiyecekleri,
        RABbin Tapınağına girmeyecek.
                   
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      • 5     |Oséias 9:5| Ne yapacaksınız dinsel bayramlarda,
        RABbin bayram gününde?
                   
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      • 6     |Oséias 9:6| Yıkımdan kaçsalar bile,
        Mısır bir araya toplayacak onları,
        Mof gömecek.
        Değerli gümüş eşyalarını yabanıl otlar saracak,
        Diken bitecek çadırlarında.
                   
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      • 7     |Oséias 9:7| Onların ceza günleri geldi,
        Hesap günleri çattı.
        Bunu bilsin İsrail!
        Suçunuzun çokluğundan,
        Düşmanlığınızın büyüklüğü yüzünden,
        Peygamber aptal, ruhsal insan deli sayıldı.
                   
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      • 8     |Oséias 9:8| Peygamber Tanrımın yanısıra Efrayime gözcülük eder,
        Ama tuzak kurulmuş bütün yollarına,
        Düşmanlık var Tanrının Tapınağında.
                   
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      • 9     |Oséias 9:9| Alabildiğine yozlaştılar,
        Givada olduğu gibi.
        Tanrı suçlarını anımsayacak,
        Günahlarının cezasını verecek.
                   
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      • 10     |Oséias 9:10| ‹‹İsrail çölde
        Bir salkım üzüm gibi geldi bana,
        Atalarıysa incir ağacının ilk ürünü gibi.
        Ama Baal-Peora geldiklerinde
        Utanç dolu puta adadılar kendilerini,
        Sevdikleri şey kadar iğrenç oldular.
                   
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