-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
New International Version -
-
1
|1 Reis 6:1|
In the four hundred and eightieth [Hebrew; Septuagint four hundred and fortieth] year after the Israelites had come out of Egypt, in the fourth year of Solomon’s reign over Israel, in the month of Ziv, the second month, he began to build the temple of the LORD.
-
2
|1 Reis 6:2|
The temple that King Solomon built for the LORD was sixty cubits long, twenty wide and thirty high. [That is, about 90 feet (about 27 metres) long and 30 feet (about 9 metres) wide and 45 feet (about 13.5 metres) high]
-
3
|1 Reis 6:3|
The portico at the front of the main hall of the temple extended the width of the temple, that is twenty cubits, [That is, about 30 feet (about 9 metres)] and projected ten cubits [That is, about 15 feet (about 4.5 metres)] from the front of the temple.
-
4
|1 Reis 6:4|
He made narrow clerestory windows in the temple.
-
5
|1 Reis 6:5|
Against the walls of the main hall and inner sanctuary he built a structure around the building, in which there were side rooms.
-
6
|1 Reis 6:6|
The lowest floor was five cubits [That is, about 7 1/2 feet (about 2.3 metres); also in verses 10 and 24] wide, the middle floor six cubits [That is, about 9 feet (about 2.7 metres)] and the third floor seven. [That is, about 10 1/2 feet (about 3.2 metres)] He made offset ledges around the outside of the temple so that nothing would be inserted into the temple walls.
-
7
|1 Reis 6:7|
In building the temple, only blocks dressed at the quarry were used, and no hammer, chisel or any other iron tool was heard at the temple site while it was being built.
-
8
|1 Reis 6:8|
The entrance to the lowest [Septuagint; Hebrew middle] floor was on the south side of the temple; a stairway led up to the middle level and from there to the third.
-
9
|1 Reis 6:9|
So he built the temple and completed it, roofing it with beams and cedar planks.
-
10
|1 Reis 6:10|
And he built the side rooms all along the temple. The height of each was five cubits, and they were attached to the temple by beams of cedar.
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 1-3
11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva