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									 New International Version New International Version
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									1
									 
									 
									|1 Tessalonicenses 3:1|
									So when we could stand it no longer, we thought it best to be left by ourselves in Athens.									
     
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									2
									 
									 
									|1 Tessalonicenses 3:2|
									We sent Timothy, who is our brother and God’s fellowworker [Some manuscripts: brother and fellow-worker; other manuscripts brother and God’s servant] in spreading the gospel of Christ, to strengthen and encourage you in your faith,									
     
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									3
									 
									 
									|1 Tessalonicenses 3:3|
									so that no-one would be unsettled by these trials. You know quite well that we were destined for them.									
     
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									4
									 
									 
									|1 Tessalonicenses 3:4|
									In fact, when we were with you, we kept telling you that we would be persecuted. And it turned out that way, as you well know.									
     
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									5
									 
									 
									|1 Tessalonicenses 3:5|
									For this reason, when I could stand it no longer, I sent to find out about your faith. I was afraid that in some way the tempter might have tempted you and our efforts might have been useless.									
     
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									6
									 
									 
									|1 Tessalonicenses 3:6|
									But Timothy has just now come to us from you and has brought good news about your faith and love. He has told us that you always have pleasant memories of us and that you long to see us, just as we also long to see you.									
     
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									7
									 
									 
									|1 Tessalonicenses 3:7|
									Therefore, brothers, in all our distress and persecution we were encouraged about you because of your faith.									
     
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									8
									 
									 
									|1 Tessalonicenses 3:8|
									For now we really live, since you are standing firm in the Lord.									
     
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									9
									 
									 
									|1 Tessalonicenses 3:9|
									How can we thank God enough for you in return for all the joy we have in the presence of our God because of you?									
     
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									10
									 
									 
									|1 Tessalonicenses 3:10|
									Night and day we pray most earnestly that we may see you again and supply what is lacking in your faith.									
     
 
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				- Sugestões 
 

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva