-
-
New International Version
-
-
1
|Lamentações 4:1|
[This chapter is an acrostic poem, the verses of which begin with the successive letters of the Hebrew alphabet.] How the gold has lost its lustre, the fine gold become dull! The sacred gems are scattered at the head of every street.
-
2
|Lamentações 4:2|
How the precious sons of Zion, once worth their weight in gold, are now considered as pots of clay, the work of a potter’s hands!
-
3
|Lamentações 4:3|
Even jackals offer their breasts to nurse their young, but my people have become heartless like ostriches in the desert.
-
4
|Lamentações 4:4|
Because of thirst the infant’s tongue sticks to the roof of its mouth; the children beg for bread, but no-one gives it to them.
-
5
|Lamentações 4:5|
Those who once ate delicacies are destitute in the streets. Those nurtured in purple now lie on ash heaps.
-
6
|Lamentações 4:6|
The punishment of my people is greater than that of Sodom, which was overthrown in a moment without a hand turned to help her.
-
7
|Lamentações 4:7|
Their princes were brighter than snow and whiter than milk, their bodies more ruddy than rubies, their appearance like sapphires. [Or lapis lazuli]
-
8
|Lamentações 4:8|
But now they are blacker than soot; they are not recognised in the streets. Their skin has shrivelled on their bones; it has become as dry as a stick.
-
9
|Lamentações 4:9|
Those killed by the sword are better off than those who die of famine; racked with hunger, they waste away for lack of food from the field.
-
10
|Lamentações 4:10|
With their own hands compassionate women have cooked their own children, who became their food when my people were destroyed.
-
-
Sugestões
Clique para ler Números 25-27
20 de fevereiro LAB 417
PRINCÍPIOS E ORDEM
Números 25-27
Você tem lido a Bíblia direitinho? Tem estudado cada parte dela ou apenas tem feito uma leitura superficial? Tome cuidado porque o leitor da Bíblia que a lê superficialmente torna-se, automaticamente, um cristão superficial.
E não há como aprofundar-se nos conhecimentos bíblicos, principalmente na parte histórica, se ignorarmos as longas listas existentes na Bíblia. As genealogias, por exemplo, são importantes porque nelas conseguimos dados mais palpáveis para a solidificação de um conhecimento histórico, que esteja apto a responder as perguntas básicas: “Quem? Como? Onde? Quando? Por quê?”
Nessas listas, ficamos conhecendo mais de perto as pessoas e as datas. Quando você está fazendo suas anotações, muitas vezes, se quer saber mais detalhes, é preciso dar uma parada na pesquisa e consultar as listas para checar algum nome, relação, parentesco, etc. Por falar em parentesco, na leitura de hoje vemos o próprio Deus dando uma parada para checar a lista, já que a história do povo de Israel estava bagunçada.
O povo deixara de agir por princípios para agir pela lógica humana. Naquela época, a lógica era:
“A divindade está no Céu, nós estamos na Terra; a divindade manda a chuva, nós precisamos da chuva; isso é relacionamento, como um casamento; no casamento, existe o sexo, e o sexo é uma bênção; nos aproximamos da divindade através do culto, isso é relacionamento, como no casamento; logo, a maior expressão disso tudo seria praticar sexo no culto sagrado. E não será adultério, porque não é com a mulher do próximo, é com as sacerdotisas, prostitutas cultuais; e não é maldade, porque não estará matando ninguém, nem roubando, nem esfaqueando, nem brigando; é uma união em nome da paz, do amor, da religião, do bem estar de todos, e com muito prazer, é claro! Então, porque não fazer?”
Essa foi a lógica satânica que se passou na cabeça dos israelitas quando foram acampar em Sitim e se depararam com o estilo de adoração dos moabitas, que praticavam imoralidade sexual na hora dos sacrifícios para os seus deuses. Por princípio, os israelitas sabiam da importância da pureza sexual, que reserva as atividades sexuais somente para dentro do casamento. Mas pela lógica, eles tinham todos os argumentos possíveis para alimentar o prazer.
A consequência disso? Tiago 1:15 responde na teoria: “Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.” Na prática, a consequência disso é respondida na nossa leitura, mostrando que a bagunça geral foi a morte. Por isso existe a reorganização da lista em Números 26 e a readaptação à nova vida em Números 27.
Deus gosta da ordem!
Valdeci Júnior
Fátima Silva