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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT)
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1
|Êxodo 11:1|
ויאמר יהוה אל משׂה עוד נגע אחד אביא על פרעה ועל מצרים אחרי כן ישׂלח אתכם מזה כשׂלחו כלה גרשׂ יגרשׂ אתכם מזה
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2
|Êxodo 11:2|
דבר נא באזני העם וישׂאלו אישׂ מאת רעהו ואשׂה מאת רעותה כלי כסף וכלי זהב
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3
|Êxodo 11:3|
ויתן יהוה את חן העם בעיני מצרים גם האישׂ משׂה גדול מאד בארץ מצרים בעיני עבדי פרעה ובעיני העם
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4
|Êxodo 11:4|
ויאמר משׂה כה אמר יהוה כחצת הלילה אני יוצא בתוך מצרים
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5
|Êxodo 11:5|
ומת כל בכור בארץ מצרים מבכור פרעה הישׂב על כסאו עד בכור השׂפחה אשׂר אחר הרחים וכל בכור בהמה
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6
|Êxodo 11:6|
והיתה צעקה גדלה בכל ארץ מצרים אשׂר כמהו לא נהיתה וכמהו לא תסף
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7
|Êxodo 11:7|
ולכל בני ישׁראל לא יחרץ כלב לשׂנו למאישׂ ועד בהמה למען תדעון אשׂר יפלה יהוה בין מצרים ובין ישׁראל
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8
|Êxodo 11:8|
וירדו כל עבדיך אלה אלי והשׂתחוו לי לאמר צא אתה וכל העם אשׂר ברגליך ואחרי כן אצא ויצא מעם פרעה בחרי אף
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9
|Êxodo 11:9|
ויאמר יהוה אל משׂה לא ישׂמע אליכם פרעה למען רבות מופתי בארץ מצרים
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10
|Êxodo 11:10|
ומשׂה ואהרן עשׁו את כל המפתים האלה לפני פרעה ויחזק יהוה את לב פרעה ולא שׂלח את בני ישׁראל מארצו
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Sugestões
Clique para ler Jó 3-5
02 de junho LAB 519
NÃO CAIA NA ARMADILHA
JÓ 03-05
Se você está em dia com sua leitura da Bíblia, está acompanhando um verdadeiro drama. Por um lado, é uma leitura gostosa de fazer, já que se trata de um conto curioso. Mas existem pessoas que desanimam a ler esse livro por diversas razões: há diálogos que trazem argumentos longamente repetitivos; pelo fato de que o livro é grande; por, às vezes, achar, enganadamente, que não se trataria de uma história real; e por outros equívocos mais desse tipo. Então, para você não cair nessa armadilha, quero apresentar um ponto de vista do teólogo Gerald Wheeler.
Wheeler comenta que esse livro tem deixado muitos leitores perplexos durante milhares de anos. O problema é que a maioria das pessoas folheia o começo e o fim do livro e faz uma conclusão de que Satanás é o responsável de todos os sofrimentos humanos e pronto. A realidade é que poucos se atrevem a cavar os mistérios mais profundos e a mensagem vital que estão contidos no restante do livro.
Perceba que o livro de Jó não se preocupa tanto em mostrar quem ou o que causa o sofrimento. Uma preocupação maior que essa é mostrar a forma como as pessoas reagem diante da provação. Vemos Jó lutando para entender como é possível que Deus inflija esse tipo de sofrimento para Seus servos fiéis. Os argumentos dos amigos de Jó são a parte mais patética da história, já que se esforçam para “preservar a fé”, mesmo que isso custasse o sacrifício das boas relações de amizade entre eles. De uma maneira geral, observa-se que os amigos de Jó parecem acreditar que Deus recompensa os justos e castiga os maus. E é engraçado que quando o mundo parece não se encaixar no padrão simplório que esses personagens pensam sobre a vida e a defendem, a posição teológica de cada um começa a titubear, mas parecem ficar desesperados para fazer qualquer coisa para conservar a opinião própria deles, mesmo que isso signifique destruir os outros.
É aí que vem o pé de guerra do livro de Jó. De um lado, Jó põe a responsabilidade do mal que está devastando sua vida nas costas de Deus. Os amigos, por outro lado, garantem que ele é um pecador. Aí Jó se ira contra Deus. Diante disso, seus amigos o pressionam, procurando seu “pecado oculto”, a suposta causa do sofrimento dele. Nesse diálogo, o eco que podemos ouvir é o das incompreensões teológicas de todos os tempos que, ironicamente, fazem muitos se desentenderem.
Mas enquanto o pecado e o sofrimento reinam neste mundo, deixe que o livro de Jó fale ao seu coração!
Valdeci Júnior
Fátima Silva