-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT) -
-
1
|Êxodo 34:1|
ויאמר יהוה אל משׂה פסל לך שׂני לחת אבנים כראשׂנים וכתבתי על הלחת את הדברים אשׂר היו על הלחת הראשׂנים אשׂר שׂברת
-
2
|Êxodo 34:2|
והיה נכון לבקר ועלית בבקר אל הר סיני ונצבת לי שׂם על ראשׂ ההר
-
3
|Êxodo 34:3|
ואישׂ לא יעלה עמך וגם אישׂ אל ירא בכל ההר גם הצאן והבקר אל ירעו אל מול ההר ההוא
-
4
|Êxodo 34:4|
ויפסל שׂני לחת אבנים כראשׂנים וישׂכם משׂה בבקר ויעל אל הר סיני כאשׂר צוה יהוה אתו ויקח בידו שׂני לחת אבנים
-
5
|Êxodo 34:5|
וירד יהוה בענן ויתיצב עמו שׂם ויקרא בשׂם יהוה
-
6
|Êxodo 34:6|
ויעבר יהוה על פניו ויקרא יהוה יהוה אל רחום וחנון ארך אפים ורב חסד ואמת
-
7
|Êxodo 34:7|
נצר חסד לאלפים נשׁא עון ופשׂע וחטאה ונקה לא ינקה פקד עון אבות על בנים ועל בני בנים על שׂלשׂים ועל רבעים
-
8
|Êxodo 34:8|
וימהר משׂה ויקד ארצה וישׂתחו
-
9
|Êxodo 34:9|
ויאמר אם נא מצאתי חן בעיניך אדני ילך נא אדני בקרבנו כי עם קשׂה ערף הוא וסלחת לעוננו ולחטאתנו ונחלתנו
-
10
|Êxodo 34:10|
ויאמר הנה אנכי כרת ברית נגד כל עמך אעשׁה נפלאת אשׂר לא נבראו בכל הארץ ובכל הגוים וראה כל העם אשׂר אתה בקרבו את מעשׁה יהוה כי נורא הוא אשׂר אני עשׁה עמך
-
-
Sugestões

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva