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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT)
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1
|IsaÃas 46:1|
כרע בל קרס נבו היו עצביהם לחיה ולבהמה נשׁאתיכם עמוסות משׁא לעיפה
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2
|IsaÃas 46:2|
קרסו כרעו יחדו לא יכלו מלט משׁא ונפשׂם בשׂבי הלכה
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3
|IsaÃas 46:3|
שׂמעו אלי בית יעקב וכל שׂארית בית ישׁראל העמסים מני בטן הנשׁאים מני רחם
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4
|IsaÃas 46:4|
ועד זקנה אני הוא ועד שׁיבה אני אסבל אני עשׁיתי ואני אשׁא ואני אסבל ואמלט
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5
|IsaÃas 46:5|
למי תדמיוני ותשׂוו ותמשׂלוני ונדמה
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6
|IsaÃas 46:6|
הזלים זהב מכיס וכסף בקנה ישׂקלו ישׁכרו צורף ויעשׁהו אל יסגדו אף ישׂתחוו
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7
|IsaÃas 46:7|
ישׁאהו על כתף יסבלהו ויניחהו תחתיו ויעמד ממקומו לא ימישׂ אף יצעק אליו ולא יענה מצרתו לא יושׂיענו
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8
|IsaÃas 46:8|
זכרו זאת והתאשׂשׂו השׂיבו פושׂעים על לב
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9
|IsaÃas 46:9|
זכרו ראשׂנות מעולם כי אנכי אל ואין עוד אלהים ואפס כמוני
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10
|IsaÃas 46:10|
מגיד מראשׂית אחרית ומקדם אשׂר לא נעשׁו אמר עצתי תקום וכל חפצי אעשׁה
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Sugestões
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21 de fevereiro LAB 418
EM VIGOR
Números 28-30
A leitura de hoje trata do mesmo assunto do inÃcio ao fim: as ofertas. Naquele tempo, o tipo de ofertas era bem diferente, mas é importante entendermos os princÃpios que estão por trás do ato de ofertar atualmente.
A palavra oferta é traduzida como o ato de trazer alguma coisa como oferenda ao Senhor. Nos tempos bÃblicos existiam dois tipos de ofertas:
1º) Ofertas prescritas por lei – eram aquelas que os judeus traziam regularmente para o Senhor, tais como a oferta do holocausto, de manjares, oferta pacÃfica, pelo pecado e pela culpa. É claro que a prática delas não está ordenada para nós, cristãos, no sentido da apresentação literal delas. Mas o significado espiritual ainda é válido, porque quando ofertamos ao Senhor, fazemos isso na convicção de que todas essas bênçãos, que são a paz, comunhão com Deus, ausência de sentimento de culpa, purificação e vida abundante, são realidades presentes em nossas vidas. E é aà que se encaixa o outro tipo de ofertas.
2º) Ofertas voluntárias – eram apresentadas como uma expressão de gratidão a Deus. O povo era convidado a ofertar voluntariamente. Quando se empenharam na construção do tabernáculo no Monte Sinai, trouxeram liberalmente as ofertas com todos os materiais necessários para aquela obra. O povo contribuiu com tanta abundância, que Moisés chegou a pedir que parassem de trazê-las. Em uma reforma espiritual e religiosa promovida pelo sumo sacerdote Joiada, o povo ofertou para custear os reparos que precisavam ser feitos no templo. Todos contribuÃram generosamente, semelhante ao que aconteceu no reinado de Ezequias.
No Novo Testamento, também há várias referências à s ofertas. Muitas delas estão relacionadas ao próprio ministério de Jesus. Lembra da história da viúva pobre que ofertou tudo que tinha? Ela foi louvada pelo Senhor por causa disso. Teve também a mulher do vaso de alabastro, que derramou o unguento carÃssimo nos pés de Cristo. Ela foi criticada por algumas pessoas, mas Jesus valorizou o ato de fé que ela demonstrou.
Mas, com certeza, o maior exemplo de ofertas voluntárias que temos no Novo Testamento está nos atos da Igreja Primitiva. Vemos que os crentes chegaram a vender as propriedades para depositar o dinheiro ao apostolado. Eles ofertavam de um jeito que não mediam esforços. As igrejas da Macedônia, por exemplo, contribuÃam com alegria, até quando eles estavam passando pelas necessidades da pobreza, dando acima do que podiam para poder aumentar a oferta de socorro aos cristãos da Judéia.
Esses exemplos bÃblicos são para nós. Devemos ter a mesma atitude e voluntariedade para com a manutenção da Obra de Deus. O ato de ofertar é uma prática que ainda deve continuar em vigor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva