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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT)
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1
|Jonas 1:1|
ויהי דבר יהוה אל יונה בן אמתי לאמר
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2
|Jonas 1:2|
קום לך אל נינוה העיר הגדולה וקרא עליה כי עלתה רעתם לפני
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3
|Jonas 1:3|
ויקם יונה לברח תרשׂישׂה מלפני יהוה וירד יפו וימצא אניה באה תרשׂישׂ ויתן שׁכרה וירד בה לבוא עמהם תרשׂישׂה מלפני יהוה
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4
|Jonas 1:4|
ויהוה הטיל רוח גדולה אל הים ויהי סער גדול בים והאניה חשׂבה להשׂבר
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5
|Jonas 1:5|
וייראו המלחים ויזעקו אישׂ אל אלהיו ויטלו את הכלים אשׂר באניה אל הים להקל מעליהם ויונה ירד אל ירכתי הספינה וישׂכב וירדם
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6
|Jonas 1:6|
ויקרב אליו רב החבל ויאמר לו מה לך נרדם קום קרא אל אלהיך אולי יתעשׂת האלהים לנו ולא נאבד
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7
|Jonas 1:7|
ויאמרו אישׂ אל רעהו לכו ונפילה גורלות ונדעה בשׂלמי הרעה הזאת לנו ויפלו גורלות ויפל הגורל על יונה
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8
|Jonas 1:8|
ויאמרו אליו הגידה נא לנו באשׂר למי הרעה הזאת לנו מה מלאכתך ומאין תבוא מה ארצך ואי מזה עם אתה
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9
|Jonas 1:9|
ויאמר אליהם עברי אנכי ואת יהוה אלהי השׂמים אני ירא אשׂר עשׁה את הים ואת היבשׂה
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10
|Jonas 1:10|
וייראו האנשׂים יראה גדולה ויאמרו אליו מה זאת עשׁית כי ידעו האנשׂים כי מלפני יהוה הוא ברח כי הגיד להם
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Sugestões
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02 de julho LAB 549
UM PROBLEMA DOS NOTICIÁRIOS
SALMOS 100-105
Você gosta de assistir aos noticiários na TV? “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará” (Salmo 101:3).
Há anos, perdi o hábito de assistir aos telejornais ou revistas eletrônicas dos principais canais de TV. Hoje, leio alguma coluna de reflexão ou matéria de turismo em alguma fonte impressa esporadicamente. Pensei que passaria a ser alguém, como dizem, “desinformado”. Para minha surpresa, além de não perder nada, passei a ter uma percepção mais aguçada para muitas coisas. E se você duvida, para argumentar o contrário, experimente primeiro passar um semestre sem se abeberar dessas fontes, pelo menos. Vai descobrir o mesmo.
Quando dizemos que precisamos de todas as informações transmitidas pela mídia para ser pessoas bem informadas, estamos estreitando a dimensão universal de tudo o que existe. Como seria possível colocar a totalidade dos fatos ocorridos em todos os horários e locais, os procedimentos, contextos, ideias e pessoas, em espaços tão limitados de veiculação informativa? É óbvio que o divulgador opta por divulgar o que quer. Como quer ser visto, usa como critério para esse filtro, o que seu contemplador gostará de assistir. Como Satanás nos aguça a gostar mais daquilo que não presta, aí entra o sensacionalismo.
A prática do jornal é um sensacionalismo não assumido (muitos discordam disso) exatamente por distorcer diante do seu consumidor final o universalismo da realidade. Se você gastar as 12 horas claras do dia na movimentação urbana, provavelmente verá muita coisa normal e até boa. Mas, na sua TV, verá um quadro de desgraças repintando a mesma realidade. Você viu inúmeras esquinas e cruzamentos apertadíssimos, com intensa complexidade semafórica, onde milhares de automóveis e pedestres cruzaram durante o dia sem colidir. Porém, no telejornal, contemplará, como se fosse um todo da realidade urbana, os isoladíssimos acidentes de trânsito que aconteceram; foram farejados, chafurdados e exibidos. Por que o jornalista não gastou seu tempo mostrando como o trânsito é complexo e funciona relativamente tão bem? Por que não empregou seus esforços em fazer uma matéria que ensinasse como ter mais destrezas, percepção e cuidados em pontos específicos do tráfego que são críticos? Na linguagem técnica, não é “matéria quente”. Ou seja, é a notícia que não vende e não conquista audiência. Uma das características do sensacionalismo é a de não se preocupar com o que a pessoa precisa ver, mas somente com o que ela quer ver. A partir desta bitolação, a prioridade de formar, educar e redimir é sacrificada. Qual a vantagem em assistir a notificação de um acidente de trânsito? É melhor ler minha Bíblia.
Valdeci Júnior
Fátima Silva