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      05 de outubro LAB 644

      RABISCADANDO A BÍBLIA
      Mateus 01-04

      Estou com minha Bíblia aberta. Toda riscada, rabiscada e re-rabiscada. Bíblia bonita é bíblica assim. Ao mesmo tempo, um sinal de que já foi estudada, e uma fonte para um bom próximo estudo. Já estudei minha Bíblia algumas vezes. Pretendo continuar sempre. E quero compartilhar os meus estudos com você, para que você também cresça nos seus estudos. Portanto, transcrevo aqui, o que, em minha Bíblia, tenho anotado ao lado de alguns versos, dentro do trecho da leitura de hoje.
      1:1 – “filho de Abraão”; Esta expressão é um cumprimento de Gênesis 22:18.
      1:18; 20 e 21 – “Jesus Cristo”; “Espírito Santo”; Somando estas duas expressões ao conteúdo de João 3:16, temos, no evento da encarnação, a presença da trindade (ver também Lucas 1:35).
      1:21 – A divindade de Jesus, encarnada. Esta encarnação foi para nos salvar do pecado.
      1:22 – “para que se cumprisse” o que já estava escrito em Isaías 7:14.
      2:5-6 – “Pois assim escreveu o profeta” Miquéias (5:2).
      3:3 – “o Senhor [Jesus]”; Esta citação é de Isaías 40:3, por cujo original hebraico podemos ler Jesus como Jeová, atestando assim a sua divindade.
      3:11 – “batizo com água”; Este “com” poderia ser traduzido também como “em”, “na”. Essa possibilidade da língua original ajuda a determinar que o batismo realmente é por imersão.
      3:11 – “batizará com o Espírito Santo”; Em conexão com o batismo de Jess, mostra o quanto o batismo nas águas é sagrado, pois é seguido pelo batismo do Espírito Santo. Compare, em sequência, por exemplo, Atos 1:5 e 8 com Atos 3:8. Veja Colossenses 3:1-2: para ser batizado tem que mostrar os frutos.
      3:13-17 – O Batismo de Jesus; Ele o fez para dar-nos o exemplo (compare com Mateus 28:18-20 e Lucas 3:21-22).
      3:13-15 – Jesus se apresentou.
      3:16 – O Espírito Santo deu cobertura.
      3:17 – O Pai deu estímuilo.
      Pelas três linhas acima, vemos a trindade unida em relacionamento funcional.
      3:17 – “este é o meu Filho” é uma expressão cerimonial para entronação, que seria a função do ministério da vida de Jesus. Isto pode ser melhor entendido em comparação com Hebreus 5:5 e Salmo 2:7.
      4:4 – “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus’ (cf. Deuteronômio 8:3)”. Compare este verso com 1Coríntios 10:16-17. No contexto da Santa Ceia, “comer a carne” é similar à Sua Palavra.
      Fica aqui, então, algumas sugestões de rabiscos para sua Bíblia. Isto lhe será muito útil, não somente para o estudo de hoje, mas, principalmente, para estudos posteriores.
      “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade (2Timóteo 2:15)”.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Darby Version

      • Capítulo 4
      • 1     |Hebreus 4:1| Let us therefore fear, lest, a promise being left of entering into his rest, any one of you might seem to have failed [of it].
                   
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      • 2     |Hebreus 4:2| For indeed we have had glad tidings presented to us, even as they also; but the word of the report did not profit *them*, not being mixed with faith in those who heard.
                   
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      • 3     |Hebreus 4:3| For we enter into the rest who have believed; as he said, As I have sworn in my wrath, If they shall enter into my rest; although the works had been completed from [the] foundation of [the] world.
                   
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      • 4     |Hebreus 4:4| For he has said somewhere of the seventh [day] thus, And God rested on the seventh day from all his works:
                   
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      • 5     |Hebreus 4:5| and in this again, If they shall enter into my rest.
                   
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      • 6     |Hebreus 4:6| Seeing therefore it remains that some enter into it, and those who first received the glad tidings did not enter in on account of not hearkening to the word,
                   
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      • 7     |Hebreus 4:7| again he determines a certain day, saying, in David, 'To-day,' after so long a time; (according as it has been said before), To-day, if ye will hear his voice, harden not your hearts.
                   
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      • 8     |Hebreus 4:8| For if Jesus had brought them into rest, he would not have spoken afterwards about another day.
                   
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      • 9     |Hebreus 4:9| There remains then a sabbatism to the people of God.
                   
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      • 10     |Hebreus 4:10| For he that has entered into his rest, he also has rested from his works, as God did from his own.
                   
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