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      06 de Dezembro LAB 706

      TESSALÔNICA E OS TESSALONICENSES
      1Tessalonicenses

      A segunda maior cidade da Grécia, com quase um milhão de habitantes, é Salônica, que, na Bíblia, é chamada de Tessalônica. De acordo com os historiadores, essa cidade, que hoje é moderna, tem uma história bem antiga. Tudo começou com Felipe II, rei da Macedônia. Ele foi um grande guerreiro, que logrou conquistas muito históricas. Uma delas, foi quando ele venceu os tessálios. E nesse dia que Felipe II venceu os tessálios, estava nascendo um filha dele. Ele aproveitou e colocou o nome na menina de Tessalônica. Uma palavra grega que significa: “vitória sobre os tessálios”.
      O tempo se passou e, anos depois, a jovem Tessalônica se casou com um camarada chamado Cassandro, general militar que governou parte da Grécia. Em 316 a.C., Cassandro fundou uma cidade. E que nome deu a esta nova fundação? Exato! Ele homenageou sua esposa: Tessalônica.
      Quando o apóstolo Paulo realizou sua segunda viagem missionária, pregou na sua sinagoga tessalonicense e ali, lançou as bases de uma das mais marcantes igrejas da época.
      Mas nem só de alegrias missionárias viveu Paulo por ali. Em Tessalônica, o grande apóstolo também sofreu perseguição. A animosidade contra Paulo, por parte dos judeus da cidade, levou-o a fugir para Beréia. Lembra-se que este apóstolo elogiou os bereanos mais que os tessalonicenses? Veja Atos 17:11.
      Mas, apesar disso, na Bíblia não temos uma epístola de Paulo aos bereanos. Nenhuma! Temos sim, duas, aos tessalonicenses! Que graça! O teólogo da graça, não somente a recebia e ensinava, mas sabia concedê-la. Depois de ter sido perseguido pelos tessalonicenses, por amor aos tessalonicenses, posteriormente, escreveu a Primeira Epístola aos Tessalonicenses e a Segunda Epístola aos Tessalonicenses.
      Tessalônica não ficou esquecida no tempo. Não foi levada às ruínas. Atualmente é uma cidade universitária, base da Organização do Tratado do Atlântico Norte, e um importante centro industrial, com refinarias de petróleo, fábricas de maquinaria, têxteis e tabaco. Nessa cidade, você pode conhecer a Torre Branca que é um marco simbólico bem visitado pelos turistas. Bem como outros monumentos notáveis como o Arco de Galério, a igreja de São Demétrio e os extensos muros da cidade. Muitos preferem as bonitas praças tessalonicenses, com muitos bares, como a Praça Aristóteles, a Praça Santa Sofia, a Praça Nea Panagia e a Praça Navarínu.
      E assim como a cidade, permanece em pé a mensagem que Paulo escreveu aos cidadãos, não somente daquela capital da Macedônia Central, mas a todos os candidatos à capital celestial. Você e eu podemos não conhecer a cidade grega, mas podemos nos incluir aos tessalonicenses, melhor ainda, aos cristãos, ao assimilarmos o recado paulino da leitura bíblica. Não deixe de ler.

      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Darby Version

      • Capítulo 9
      • 1     |Hebreus 9:1| The first therefore also indeed had ordinances of service, and the sanctuary, a worldly one.
                   
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      • 2     |Hebreus 9:2| For a tabernacle was set up; the first, in which [were] both the candlestick and the table and the exposition of the loaves, which is called Holy;
                   
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      • 3     |Hebreus 9:3| but after the second veil a tabernacle which is called Holy of holies,
                   
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      • 4     |Hebreus 9:4| having a golden censer, and the ark of the covenant, covered round in every part with gold, in which [were] the golden pot that had the manna, and the rod of Aaron that had sprouted, and the tables of the covenant;
                   
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      • 5     |Hebreus 9:5| and above over it the cherubim of glory shadowing the mercy-seat; concerning which it is not now [the time] to speak in detail.
                   
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      • 6     |Hebreus 9:6| Now these things being thus ordered, into the first tabernacle the priests enter at all times, accomplishing the services;
                   
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      • 7     |Hebreus 9:7| but into the second, the high priest only, once a year, not without blood, which he offers for himself and for the errors of the people:
                   
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      • 8     |Hebreus 9:8| the Holy Spirit shewing this, that the way of the [holy of] holies has not yet been made manifest while as yet the first tabernacle has [its] standing;
                   
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      • 9     |Hebreus 9:9| the which [is] an image for the present time, according to which both gifts and sacrifices, unable to perfect as to conscience him that worshipped, are offered,
                   
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      • 10     |Hebreus 9:10| [consisting] only of meats and drinks and divers washings, ordinances of flesh, imposed until [the] time of setting things right.
                   
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