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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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New International Version
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1
|2 Samuel 6:1|
David again brought together out of Israel chosen men, thirty thousand in all.
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2
|2 Samuel 6:2|
He and all his men set out from Baalah of Judah [That is, Kiriath Jearim; Hebrew Baale Judah, a variant of Baalah of Judah] to bring up from there the ark of God, which is called by the Name, [Hebrew; Septuagint and Vulgate do not have the Name.] the name of the LORD Almighty, who is enthroned between the cherubim that are on the ark.
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3
|2 Samuel 6:3|
They set the ark of God on a new cart and brought it from the house of Abinadab, which was on the hill. Uzzah and Ahio, sons of Abinadab, were guiding the new cart
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4
|2 Samuel 6:4|
with the ark of God on it, [Dead Sea Scrolls and some Septuagint manuscripts; Masoretic Text cart 4 and they brought it with the ark of God from the house of Abinadab, which was on the hill] and Ahio was walking in front of it.
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5
|2 Samuel 6:5|
David and the whole house of Israel were celebrating with all their might before the LORD, with songs [See Dead Sea Scrolls, Septuagint and 1 Chron. 13:8; Masoretic Text celebrating before the LORD with all kinds of instruments made of pine.] and with harps, lyres, tambourines, sistrums and cymbals.
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6
|2 Samuel 6:6|
When they came to the threshing-floor of Nacon, Uzzah reached out and took hold of the ark of God, because the oxen stumbled.
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7
|2 Samuel 6:7|
The LORD’s anger burned against Uzzah because of his irreverent act; therefore God struck him down and he died there beside the ark of God.
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8
|2 Samuel 6:8|
Then David was angry because the LORD’s wrath had broken out against Uzzah, and to this day that place is called Perez Uzzah. [Perez Uzzah means the outbreak against Uzzah.]
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9
|2 Samuel 6:9|
David was afraid of the LORD that day and said, “How can the ark of the LORD ever come to me?”
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10
|2 Samuel 6:10|
He was not willing to take the ark of the LORD to be with him in the City of David. Instead, he took it aside to the house of Obed-Edom the Gittite.
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Sugestões
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03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva