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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 New International Version New International Version
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									1
									 
									 
									|Ezequiel 22:1|
									The word of the LORD came to me:									
     
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									2
									 
									 
									|Ezequiel 22:2|
									“Son of man, will you judge her? Will you judge this city of bloodshed? Then confront her with all her detestable practices									
     
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									3
									 
									 
									|Ezequiel 22:3|
									and say: ‘This is what the Sovereign LORD says: O city that brings on herself doom by shedding blood in her midst and defiles herself by making idols,									
     
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									4
									 
									 
									|Ezequiel 22:4|
									you have become guilty because of the blood you have shed and have become defiled by the idols you have made. You have brought your days to a close, and the end of your years has come. Therefore I will make you an object of scorn to the nations and a laughing-stock to all the countries.									
     
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									5
									 
									 
									|Ezequiel 22:5|
									Those who are near and those who are far away will mock you, O infamous city, full of turmoil.									
     
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									6
									 
									 
									|Ezequiel 22:6|
									“‘See how each of the princes of Israel who are in you uses his power to shed blood.									
     
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									7
									 
									 
									|Ezequiel 22:7|
									In you they have treated father and mother with contempt; in you they have oppressed the alien and ill-treated the fatherless and the widow.									
     
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									8
									 
									 
									|Ezequiel 22:8|
									You have despised my holy things and desecrated my Sabbaths.									
     
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									9
									 
									 
									|Ezequiel 22:9|
									In you are slanderous men bent on shedding blood; in you are those who eat at the mountain shrines and commit lewd acts.									
     
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									10
									 
									 
									|Ezequiel 22:10|
									In you are those who dishonour their fathers’ bed; in you are those who violate women during their period, when they are ceremonially unclean.									
     
 
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				- Sugestões 
 

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva